CIDADE

Vitória passa a integrar rede de governos locais sustentáveis

A cidade tornou-se o primeiro município do Espírito Santo e a 16ª capital a integrar a rede.

Em 26/03/2018 Referência JCC - Secom PMV (Foto:Diego Alves)

A Prefeitura de Vitória anunciou nesta segunda-feira (26) sua filiação ao ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, principal associação mundial de governos dedicados ao desenvolvimento sustentável.

Assim, a cidade tornou-se o primeiro município do Espírito Santo e a 16ª capital a integrar a rede, que conecta mais de 1,5 mil cidades e regiões de diversos portes em mais de 100 países. Na América do Sul, são mais de 60 governos municipais e regionais que pertencem a esse movimento global.

A filiação aconteceu durante o "Encontro do CB 27- Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras", que acontece no Hotel Sheraton Vitória, tendo como tema principal "Mudança do Clima e Saúde nas Cidades".

Com a adesão, Vitória se beneficia de uma série de oportunidades de treinamentos, execução de projetos, espaços de participação em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. Além disso, o trabalho em rede permite que as cidades se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda.

"Qualquer cidade, por mais destruída que seja, consegue dar a volta por cima. Cubatão, por exemplo, conseguiu superar todos os seus problemas. Meio ambiente é prioridade em Vitória e a entrada para o ICLEI é um grande passo que estamos dando, pois estamos nos juntando a uma entidade que congrega mais de 1,5 mil cidades no mundo", destacou o prefeito Luciano Rezende.

"Fazendo parte da Rede ICLEI, procuramos nos tornar uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas e à poluição atmosférica e das águas. O ICLEI vai nos auxiliar nessa nossa busca por soluções técnicas e administrativas confiáveis e que já têm tido sucesso reconhecido em outras cidades", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain da Rocha.

Palestra

Nesta segunda-feira (26), o doutor Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, médico e pesquisador, ministrou o seminário "Mudança do Clima e Saúde nas Cidades".

A palestra contou com a participação de gestores municipais da Prefeitura de Cubatão e da Área Metropolitana do Valle de Aburrá (Colômbia) para troca de experiências sobre os desafios que enfrentaram com a poluição e qualidade do ar em suas regiões.

"Estamos muito interessados em conhecer a experiência da cidade de Medellín e da Área Metropolitana do Vale de Aburrá (Colômbia), que têm lidado muito bem com a poluição atmosférica e com o saneamento básico nos últimos anos", disse Zouain.