CIDADE

Vitória tem saldo positivo na oferta de vagas de emprego no mês de abril.

O setor que mais contribuiu para esse aumento foi o de serviços.

Em 18/05/2017 Referência JCC - Secom PMV (Foto:Elizabeth Nader)

Vitória fechou o mês de abril deste ano com saldo positivo de 180 vagas com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), setor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) responsável pelo levantamento desse tipo de informações no País.

Em abril passado, foram 3.829 admissões na capital, contra 3.649 desligamentos. O setor que mais contribuiu para esse aumento foi o de serviços, concentrando a maioria das contratações. No mesmo mês do ano passado, foram 3.707 contratações, contra 4.637 dispensas, gerando um saldo negativo de 930 pessoas fora do mercado de trabalho.

Recuperação econômica

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, diz que a abertura de novas vagas mostra a retomada de diversos setores da economia de Vitória e que a melhora nos indicadores já é um excelente reflexo dessa recuperação econômica.

"Já estamos vislumbrando que 2017 está apontando para uma melhora significativa na empregabilidade da capital. Os números negativos que vinham ocorrendo há meses começam a dar sinais de recuperação, com a diminuição muito grande do quantitativo de desempregados. Acreditamos que este ano, ainda no primeiro semestre, teremos resultados bem positivos", ressaltou.

Procura

Diariamente, centenas de pessoas buscam a Agência Municipal do Trabalhador (Sine de Vitória) - veja no mapa - para encontrar um local para trabalhar, por meio do Sistema Mais Emprego. A agência faz a intermediação entre os candidatos e as empresas.

Atualmente, em Vitória, há 143.504 trabalhadores com carteira assinada, distribuídos em 26.306 empresas registradas, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.