CIDADE

V.Velha (ES) entrega mais oito casas e amplia programa de Macrodrenagem

As famílias foram retiradas das casas localizadas às margens do rio Aribiri, em Primeiro de Maio.

Em 12/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ao entregar as chaves de casas populares a oito famílias que estão morando no Conjunto Zumbi dos Palmares, em Vila Velha, o prefeito Rodney Miranda não apenas tornou realidade o sonho dessas pessoas, mas também deu continuidade ao mais ousado programa de Macrodrenagem da história do município.

As famílias foram retiradas das residências localizadas às margens do rio Aribiri, em Primeiro de Maio. As casas em que as famílias moravam estavam em local irregular. Esse é um problema que se agravou nas últimas décadas motivado pela ocupação desordenada de diversas áreas de Vila Velha.

As casas estão sendo demolidas porque obstruíam o Rio Aribiri, que é interligado com o Canal de Marilândia. Em alguns trechos, na região de Santa Rita, o rio possui apenas dois metros de largura. Após a demolição das casas e limpeza da área, o canal passou a ter 12 metros de largura, o que facilita a vazão da água na época das fortes chuvas.

O prefeito Rodney Miranda lembrou, na manhã dessa quinta-feira, ao entregar as chaves das casas às famílias, que essas obstruções prejudicavam aproximadamente 100 mil pessoas na região de Santa Rita, mas isso também refletia até na Grande Cobilândia.

Casas

No final de 2014, outras 30 famílias já haviam sido retiradas do local. Esses moradores viviam em área de risco e, agora, residem no Conjunto Residencial Zumbi dos Palmares, composto por 56 apartamentos construídos com recursos da própria Prefeitura. O investimento para a construção das residências foi de aproximadamente 3,5 milhões.

A dona de casa Ana Paula Correa da Silva foi uma das contempladas. “Antes eu não tinha sala, não tinha cozinha. Era só um cômodo. Agora, tenho tudo e minhas filhas têm dois quartos. É um sonho realizado”.
Rodney Miranda disse também que a Prefeitura está retirando as pessoas de uma condição precária e subumana de vida e dando dignidade a essas famílias. “É um momento de grande felicidade pra nós”, declarou o prefeito.

Já de acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Ana Marcia Erler, o trecho desapropriado às margens do rio Aribiri será urbanizado com vegetação e calçada.

 

Fonte:PMVV