CIDADANIA

V.Velha/ES promove caminhadas contra exploração sexual infantil

As ações acontecem em Terra Vermelha, Paul e Centro de Vila Velha.

Em 15/05/2015 Referência JCC

A Prefeitura de Vila Velha, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com os Conselhos Tutelares, promove três caminhadas para marcar a importância da data 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Haverá participação de crianças, jovens e apresentações das bandas escolares do município.
 
Na próxima segunda-feira (18), às 8 horas, acontece a primeira caminhada, com saída do Centro de Referência de Assistência Social de Morada da Barra, com chegada no CAIC de Terra Vermelha.
 
A segunda caminhada será na terça-feira (19), às 9 horas, com saída do Trevo de Capuaba e chegada no Centro de Referência de Assistência Social de Paul.
 
Em 21 de maio (terça-feira), às 8 horas, a terceira e última caminhada acontece na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha.
 
18 de Maio - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instruído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
 
Violência sexual - É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes - seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
 
Abuso sexual - O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. Na maioria dos casos, o agressor costuma ser um membro da família ou um conhecido.
 
Exploração sexual - Já a exploração pressupõe uma relação de mercantilização, quando o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes. A exploração sexual pode se relacionar a redes criminosas mais complexas e podendo envolver um aliciador, que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.
 
Como denunciar - Procure o CONSELHO TUTELAR ou disque 100.
 
CONSELHOS TUTELARES
 
Conselho Tutelar Região I e II
Av. Champagnat, 521  Praia da Costa - Vila Velha/ES
3388-4271 - 3239-4316
 
Conselho Tutelar Região III e IV
Av. Jerônimo Monteiro,  341-Paul-Vila Velha/ES
3226-6710
 
Conselho Tutelar Região V
Estrada Ayrton Senna da Silva, lote 4 - Morada da Barra - Vila Velha/ES
3244-4815

Fonte:PMVV