NEGÓCIOS

Zona de Processamento de Exportação pode ser implantada em Vila Velha/ES

Representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior chegam na cidade nesta terça.

Em 07/07/2015 Referência JCC

Representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) chegam nesta terça-feira(07), em Vila Velha, para uma visita técnica ao município visualizando a possível implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Os técnicos serão acompanhados por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento.

No roteiro estão previstas visitas ao Porto de Capuaba, a Rodovia Leste Oeste e a ES 388, finalizando o encontro na sede da Prefeitura. Na quarta-feira (08), pela manhã, o grupo se reúne na Secretaria de Estado de Desenvolvimento.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Jader Mutzig, a visita dos representantes do Ministério é muito positiva não só para o município como também para o Estado. “A criação de uma ZPE representa crescimento econômico e desenvolvimento para todos”.
 
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), distritos industriais, são instrumentos utilizados no mundo para atrair investimentos estrangeiros voltados para a exportação. Entre as vantagens estão a  criação de novos empregos, à igualdade de condições das empresas nacionais com seus concorrentes localizados em outros países além de aumentar o valor agregado das exportações e fortalecer o balanço de pagamentos, difundir novas tecnologias e práticas mais modernas de gestão e corrigir desequilíbrios regionais.
 
As empresas nelas localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (podem manter no exterior, permanentemente, as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo. A parcela de até 20% da produção vendida no mercado doméstico paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.

Fonte:PMVV