GASTRONOMIA

33ª Oktoberfest abre com desfile alemão e sangria de barril de chope.

102 atrações passaram pela Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau.

Em 06/10/2016 Referência JCC

A 33ª Oktoberfest começou na noite de quarta-feira (5) com o primeiro desfile oficial, na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, e a sangria do primeiro barril de chope na cerimônia de abertura no Parque Vila Germânica.

O desfile o começou às 19h30 e apresentou 102 atrações, entre participantes vestidos com trajes típicos alemães, além de música e dança germânicas. Participaram grupos autônomos, clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas de escolas da cidade e a realeza da festa.

O novo grupo Dampfschieff, com o Vapor Blumenau, carro que representa o desenvolvimento da região também foi um destaque. Os desfiles oficiais da festa ocorrem sempre às quartas-feiras e sábados. O próximo será neste sábado (8), às 16h.

Cerimônia
Às 22h, no Parque Vila Germânica, o homenageado desta edição, Rikobert Döring, recebeu a caneca oficial e a entregou à rainha da festa, Sofia Piske, que passou ao presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo Ricardo Stodieck para a sangria oficial do primeiro barril de chope. A Oktoberfest vai até 23 de outubro.

Novidades
Entre as novidades da festa deste ano está a  implantação do Lounge Feminino, um espaço para as mulheres com banheiros, ambiente para amamentação, espelhos para retoque de maquiagem e fraldário.

Além disso, este ano retorna à programação o Parque de Diversões, instalado no terreno ao lado do ginásio Sebastião Cruz. Na gastronomia, a novidade é o Espaço Funcional, que oferece alimentos sem glúten, destinado aos celíacos e vegetarianos.

Fonte: g1-SC