CENÁRIO EMPREENDEDOR

A bíblia da realização profissional, por Napoleon Hill

Seus ensinamentos influenciaram gerações de líderes que buscavam o sucesso.

Em 02/10/2017 Referência JCC, Prof. José Luiz Mazolini

Leituras e lições que encantam, enriquecem conhecimentos, mudam comportamentos e a própria realidade das pessoas, fazem alavancar carreiras profissionais e empresariais, contribuem para a construção de novas e bem-sucedidas histórias mundo afora. Neste contexto, refiro-me à muito do que escreveu o renomado autor e empreendedor norte-americano, Napoleon Hill, responsável pela construção de uma ­sólida realização pessoal e profissional onde entrevistou centenas de pessoas reconhecidamente de sucesso indiscutível.

Seus ensinamentos influenciaram gerações inteiras de líderes que buscavam o sucesso, gerando a pedra fundamental para todos os outros escritores de psicologia aplicada e pensamento motivacional.

Estou certo de que o Brasil inteiro conhece, por exemplo, as 16 Leis fundamentais que o extraordinário Napoleon Hill ensina como as “Leis do Sucesso”. Entretanto, o que muitos não sabem, é que elas representam apenas uma pequena parte dos ensinamentos que o maior autor de livros de negócios do mundo passou. No livro de 1925, na tradução livre “As leis do sucesso” (The Law of Success), traduzido no Brasil como “O Manuscrito Original” e publicado pela primeira vez pela Citadel Editora, Hill transmite muito mais que o amontoado resumido que muitos alegam ser a essência da obra.

O Manuscrito Original ensina o que fazer para ser bem-sucedido no conjunto da vida (trabalho, negócios, família, sociedade, religião, lazer). Sucesso é mais do que acumular dinheiro e exige mais do que uma mera vontade de alcança-lo. Napoleon Hill explica didaticamente como pensar e agir, simultaneamente, de modo positivo e eficiente, além de como conseguir a ajuda dos outros para a realização de objetivos.

Cada capítulo do O Manuscrito Original aborda um tema específi­co, seguindo uma ordem evolutiva cuidadosa. Nos 16 capítulos – que na realidade são transmitidos como Lições – o leitor encontra os mais de 20 anos de pesquisa do autor, o conhecimento das 15 mil pessoas por ele entrevistadas e uma junção das dicas e comparações feitas pelo mesmo com centenas de homens que se deram muito bem no mundo dos negócios.

Hill, que é pioneiro na literatura sobre realização pessoal, é um dos melhores escritores sobre sucesso de todos os tempos. O livro O Manuscrito Original é a síntese de entrevistas realizadas pelo autor com grandes nomes que mudaram a realidade e a história da indústria como a conhecemos hoje, incluindo personalidades como: Henry Ford, J. P. Morgam, John D. Rockefeller, Alexander Graham Bell, Thomas Edison, George Eastman, William Wrigley Jr. e Charles M. Schwab.

Especificamente, sobre essa rica base de ensinamentos e, invertendo um pouco a ordem, o mais relevante é a compreensão de que nem todos estão para o sucesso, porém, o sucesso está para todos. Portanto, vale muito a pena empreender uma boa dose de esforços e dedicação em busca daquilo que sonhamos e acreditamos.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.

Imagem: Divulgação/Internet