SAÚDE

A importância de incluir proteína no café da manhã das crianças

Balanço proteico positivo é fundamental o processo de crescimento e desenvolvimento infantil

Em 03/08/2018 Referência JCC - Gerseli Angeli e Turibio Barros

iStock Getty Images

Uma alimentação completa e balanceada é extremamente importante para que as crianças cresçam com saúde. Um estudo publicado em maio na Journal of Nutrition procurou determinar qual seria a quantidade necessária de proteína a ser consumida no café da manhã para contrapor o jejum noturno, promovendo assim um balanço proteico positivo, fundamental para o processo de crescimento e desenvolvimento.

Para isso, os investigadores ofereceram para crianças de 7 a 11 anos um café da manhã com igual quantidade de calorias, mas diferentes quantidades de proteína: 0g, 7g, 14g ou 21g). Conforme o esperado, após o jejum noturno todas as crianças apresentavam um balanço proteico negativo (maior perda do que produção), mas após o café da manhã essa situação foi revertida.

Além disso, o dado relevante constatado pelos pesquisadores foi que a inclusão de certa quantidade de proteína no café da manhã promoveu um aumento ainda maior no balanço proteico e na síntese proteica. De acordo com os resultados do estudo, o consumo de 21g de proteína aumentou em 42% a síntese proteica em relação ao consumo de apenas carboidratos.

Conclusão: o consumo de pequenas quantidades de proteína no café da manhã (a partir de 7g) é capaz de atenuar a perda de proteínas durante a noite por um período de nove horas após o consumo do alimento. O efeito dose-dependente, ou seja, quanto maior o consumo, melhor o resultado (21g é melhor que 7g) exalta a importância da ingestão de proteínas para o crescimento e desenvolvimento em crianças ativas.