OPORTUNIDADES

ACESS celebra três anos com compromisso e realizações

Um dos feitos nesses três anos, conseguimos do poder público, a revitalização do Centro.

Em 06/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Serra Sede-Reprodução/Tempo Novo

Sinceramente, parece que a nossa associação tem muito mais tempo em atividade, frente às realizações.

Para cumprir o que rege o estatuto da Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede (ACESS), desde o início, nos preocupamos para que esta entidade não fosse mais uma entre tantas que possuem, apenas e tão somente, o nome.

Por isso, já nos primeiros dias, partimos para ações efetivas. A mobilização da comunidade na passeata de 02/10/18, quando reunimos, no centro da cidade, organizadamente, com faixas e cartazes, cerca de cinco mil cidadãos, em ato contra o esvaziamento da Sede do Município com a saída do Fórum, etc.

Como resultado, conseguimos do poder público municipal, a revitalização do Centro, a construção do novo prédio da sede da administração municipal (obra em fase de conclusão), o prédio sede do Instituto de Previdência de Serra (IPS) e a Ciretran.

A sensação de esvaziamento deu lugar ao otimismo. Nasceu, entre nós serranos, a perspectiva de melhora da praça comercial que hoje se reflete em novos negócios e na reforma das lojas.

Mudamos a sensação de "terra arrasada em desaceleração", para uma perspectiva de praça comercial pujante no coração do Município de Serra.

A prova de que ventos cooperativos assopravam a nosso favor, já em 2018, ano da fundação, a ACESS conseguiu o apoio de 38 doadores, arrecadando cerca de R$12.000,00 para a compra da iluminação de Natal, para ornamentar as principais ruas do Centro, em parceria com prefeitura, que arcou com a mão de obra das instalações. Os esforços se repetiram nos dois anos seguintes. Para as comemorações Natalinas de 2021, esperamos que a atual administração pública municipal assuma as ornamentações, sem ônus para os comerciantes locais. É certo que isto anima o comércio, atrai o consumidor, gera negócios e movimenta a aconomia local.

Campanhas

Encabeçamos várias campanhas de apoio ao comércio, tais como: "Eu apoio o comércio da Serra Sede"; apoio às "vítimas de enchentes" e na pandemia, "apoio ao pequeno negócio".

Instituímos a Carteirinha Digital ou Clube de Descontos (em fase de implantação).

Por outro lado, administrativamente, durante estes três primeiros anos, também nos ocupamos com a estruturação da entidade:

Adquirimos o programa Gestor Sindical e o site (www.acess-es.org.br). Na organização interna, estruturamos o setor de marketing, o canal de comunicação via whatsapp, instituímos a comissão de campanhas e a comissão de eventos.

Colocamos em prática o controle de ativos: adquirimos vários equipamentos (comprados e doados). Cada bem possui o n° de ativo fixo, cujo relatório, apresentamos junto a prestação de contas,  assim que novo bem é adquirido.

Primamos pela transparência total!  Temos 100% de controle de todas as receitas, das despesas e dos ativos. Prestamos contas mensalmente de todos os recursos recebidos e gastos. Alugamos sala para controles, para reuniões e para a guarda dos ativos.

Eventos

Fizemos sete campanhas comemorativas do comércio; realizamos nove encontros de negócios (a meta eram vinte). Só não atingimos a meta, com sobra, por causa da pandemia do coronavírus.

Celebramos a festa do 1° Aniversário da ACESS no Sitio Recanto Mestre Alvaro. Esperamos em Deus, ainda este ano, fazermos a festa do 3° aniversário. Na festa de 1° aniversário, contratamos a Banda Estrela dos Artistas, que é orgulho dos serranos. Houve muita animação! A festa foi sucesso total!

Realizamos diversas parcerias com as entidades de apoios empresariais como o CDL, Sebrae, Aderes, IEL e Faculdade Multivix.

E agora a nossa entidade se prepara para profissionalizar ainda mais. O objetivo entregar aos quase 60 sócios, o máximo possível com extrema eficiência. A meta até o fim de 21 é chegarmos a 100 associados. Para os próximos anos, além de otimizar o que já fazemos, trabalhamos para adquirir terreno de, aproximadamente, um hectare para a construção da Sede própria, com o que há de mais moderno para a administração, eventos, esporte e o entretenimento da nossa comunidade.

Por fim, externo os meus sinceros agradecimentos aos diretores que me apoiaram e que me ajudaram na condução. A todos o sócios, que participaram e apoiaram as atividades da ACESS, digo que muito me orgulha ser o sócio fundador e estar a frente da entidade por dois mandatos, consecutivos.  Digo ainda, que estou pronto a novos desafios. A todos(as), agradeço com emoção, a confiança de estar à frente deste grande projeto coletivo, porque "associação forte e aquela que a fortalecemos todos os dias".

Sobre
Edson Quintino do Nascimento, é empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede (ACESS).