CIDADE

Ações da prefeitura contribuem para o escoamento rápido da água

O Prefeito Rodney esteve neste domingo (26) no sistema de bombeamento do Canal Guaranhuns.

Em 27/10/2014 Referência JCC

Diante às fortes chuvas que assolaram a Grande Vitória na tarde desse domingo (26), as ações da Prefeitura de Vila Velha para amenizar os transtornos provocados pelo temporal surtiram efeito.  Em várias ruas, o escamento foi mais rápido que em outros anos. O Prefeito Rodney Miranda visitou alguns locais durante as chuvas e acompanhou o trabalho realizado no sistema de bombeamento do Canal Guaranhuns, no Dique do Rio Jucu.

A alta da maré nessa tarde e a grande quantidade de lixo nos canais dificultaram um pouco o escoamento da água das chuvas. O Canal Guaranhuns chegou a ficar obstruído por conta do acúmulo de resíduos. Segundo o prefeito Rodney Miranda, era muito lixo acumulado e 90% eram lixo doméstico, como garrafas, madeira e entulhos de construção. "Vamos continuar fazendo um grande trabalho de conscientização no município", afirmou.

Limpeza - A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou 40 garis para a retirada do lixo que desobstruía o fluxo de água do dique no Canal Guaranhuns. Eles foram deslocados da orla da cidade, onde começaram, nesse final de semana, a intensificar a limpeza, devido ao horário de verão.
 

Além desse trabalho no Canal Guaranhuns, as equipes realizam, a cada 45 dias, a limpeza dos 45 km de canais que cortam o município. Cerca de 50 toneladas de lixo são retiradas, por mês, dos canais. A equipe está no 11°ciclo de limpeza, que, neste mês, concentra-se no Canal Rio Marinho.
 

Ainda há outras ações. A cada três meses, 40 funcionários ficam responsáveis pelos mutirões de limpeza nos bairros de Vila Velha. Os trabalhos consistem na varrição de ruas e limpeza das bocas de lobo e caixas ralos.


Obras - A Prefeitura de Vila Velha vem realizando ações para combater o problema histórico dos alagamentos no Município. A Estação de Bombeamento do Canal de Guranhuns, cujas obras estão em cursos e serão entregues ainda neste ano, garantirão o bombeamento de 21,5 milhões de litros por hora de águas do Canal para o rio Jucu. Ao todo, serão sete bombas, sendo que três já estão instaladas e podem ser acionadas.


No Canal da Costa, neste ano foi realizada uma das mais aguardadas obras pela população: a derrocagem e retirada de rochas. Essa intervenção é parte da Macrodrenagem do Canal da Costa, e é fundamental para a drenagem mais eficaz do município. Foram retiradas cerca de 1.100 toneladas de rochas do local.


​Ao todo, mais de R$ 100 milhões em obras. A macrodrenagem do Canal do Congo, por exemplo, beneficiará diretamente 13 bairros: Riviera da Barra, Cidade da Barra, Barramares, Barra do Jucu, Praia das Conchas, Ilha dos Recifes, Vinte e Três de Maio, Terra Vermelha, Residencial Jabaeté, Normília da Cunha, Ulisses Guimarães, São Conrado e João Goulart.  A Prefeitura também realiza obras em Jaburuna, Santos Dumont e outros locais.

Fonte:PMVV