CIDADANIA

Agentes devem registrar dados de saúde até sexta (10).

Compromisso do programa com a saúde diminuiu em 19% a mortalidade infantil.

Em 07/07/2015 Referência JCC

Agentes municipais de saúde e do Bolsa Família têm até esta sexta-feira (10) para lançarem os dados de acompanhamento no Sistema Bolsa Família na Saúde do DataSUS. A atualização dos dados é feita semestralmente. A vacinação e avaliação nutricional das crianças e o pré-natal para as gestantes são condições para recebimento do benefício.

Os agentes verificam o calendário de vacinação das crianças, o peso e a altura para a avaliação nutricional e o acompanhamento do pré-natal das gestantes. As famílias devem levar o cartão do Bolsa Família ou o cartão de saúde.

O principal objetivo do requisito é prevenir doenças e assegurar melhor qualidade de vida para a população mais pobre. As famílias que não fazem o acompanhamento pode ter o benefício bloqueado.

O compromisso do Bolsa Família com a saúde diminuiu em 19% a mortalidade infantil, reduziu em 50% a morte de crianças por diarreia e em 51% a desnutrição crônica e aumentou em 60% a identificação da gravidez nos três primeiros meses garantindo uma melhor saúde para os bebês e suas mães.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome