SAÚDE

"Agosto Azul Vermelho" alerta sobre as doenças vasculares

Nas últimas décadas, o número de mulheres com doenças vasculares tem crescido no mundo.

Em 29/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Internet/(Dr. Davi Heckmann)

Alguns fatores de risco são gravidez, uso de anticoncepcionais, colesterol alto, pressão alta, histórico familiar e estresse. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Níveis elevados de stress, colesterol alto, triglicérides, diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e o tabagismo, somados a alterações hormonais que surgem com a menopausa e a exposição à reposição hormonal, têm sido fatores de risco importantes para que as mulheres desenvolvam cada vez mais doenças vasculares. Outro fator de risco prepondetante é o histórico familiar. 

Conscientização

Agosto é o mês oficial de conscientização e alerta sobre doenças vasculares e, visando conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lança, no próximo dia 1⁰, a segunda edição da campanha Agosto Azul Vermelho.

Um alerta que busca salvar vidas. Em todo o país, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - SBACV realizará ações que visam esclarecer as pessoas sobre doenças vasculares, como identificá-las e tratá-las, mitos e verdades sobre elas, bem como o momento certo de procurar um médico especialista em angiologia ou cirurgia vascular. 

A campanha, denominada Agosto Azul Vermelho, usa essas cores por representarem as veias do corpo humano (azul), e as artérias (vermelho). 

As Regionais da SBACV de todo o país desenvolverão atividades de desdobramento da campanha.

ES tem 1ª lei do país

A iniciativa da SBACV Nacional se tornou lei no Espírito Santo, que se tornou o primeiro Estado do país a ter um dispositivo legal definindo agosto como o mês de conscientização e alerta sobre as doenças vasculares. 

De autoria do deputado Hércules Silveira, a Lei n⁰ 11.212/2020, dispõe sobre uma série de atividades visando à conscientização da população. Entre elas, a iluminação de prédios públicos com as cores da campanha (azul e vermelho), assim como palestras e ações educativas durante todo o mês de agosto.

O Presidente da SBACV Regional Espírito Santo, o cirurgião Vascular  Eliud Duarte Junior, afirma que o objetivo da SBACV é engajar a população para a adoção de hábitos saudáveis de vida visando à prevenção, como também a realização de consultas e exames de rotina. 

"De modo geral, as doenças vasculares são causas de mortes evitáveis, pois possuem relação direta com hábitos de vida, como o sedentarismo, tabagismo e a obesidade. Um estilo de vida saudável pode ajudar a mudar essa realidade. E um dado ainda mais preocupante é que essas doenças têm acometido cada vez mais mulheres", declara. 

Durante o mês de agosto, a SBACV Nacional e suas Regionais divulgarão conteúdos, por meio de posts e vídeos nas redes sociais: Facebook; Instagram; YouTube; e LinkedIn, que apresentarão temas como Hipertensão (pressão alta), Colesterol, Nutrição, Insuficiência Venosa, Trombose, Aneurismas, demonstrando à população como prevenir e cuidar da saúde vascular.

A SBACV-ES solicitou apoio à Prefeitura de Municipal de Vitória, à Assembleia Legislativa e outras instituições públicas e privadas a iluminação de prédios e monumenltos púbicos com as cores azul e vermelho.

Dicas para evitar doenças vasculares:
Beba água nas quantidades corretas de acordo com o seu peso;
Consuma alimentos naturais e ricos em nutrientes. Evite industrializados;
Atente-se ao sobrepeso e à obesidade;
Evite o tabagismo e o alcoolismo;
Controle o colesterol e a pressão arterial;
Mantenha-se ativo. Pratique exercícios físicos regularmente;
Faça seu check-up vascular anualmente.

A SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que reune médicos especialistas em angiologia, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e angiorradiologia. Tem o objetivo de incentivá-los à produção científica e pesquisas.

A política de atuação está alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina), pautada pela ética e valorizando as especialidades médicas em questão. (Fonte: Organizacao Mundial da Saúde)

Leia também:

São Paulo confirma casos de varíola dos macacos em crianças
Governo inaugura COE para monitorar varíola dos macacos
Piora na qualidade alimentar pode formar geração de diabéticos
Brasil registra 978 casos confirmados de varíola dos macacos
Aracruz realiza “Dia D” para testagem contra hepatite viral
> ​Moradores da Região 5 recebem SuperAção neste sábado
Viana: ruas do bairro de Ipanema recebem iluminação de LED
Cachoeiro revitaliza praça e quadra esportiva em Basileia
Desburocratização da Serra é modelo para outras cidades
> Festival Rota dos Queijos gera R$ 3,5 milhões em negócios

TAGS:
DOENÇAS | VASCULARES | MULHERES | CASOS | OMS | SBACV