CIDADANIA

Alunos da rede municipal fazem exame de vista de graça

O atendimento será nesta terça-feira (29), a partir das 07 horas.

Em 28/08/2017 Referência JCC / Andressa Mota, Secom-Viana

Você sabia que aquela criança que não se interessa muito pela matéria escrita no quadro, que não está desenvolvendo bem a leitura e, aparentemente, não se interessa pela aula, pode estar com dificuldade para enxergar? Muitas crianças desenvolvem problema de visão na infância e passam a ter outro comportamento escolar, quando é diagnosticado por um oftalmologista e passa a usar óculos.

Pensando nisso, o Programa de Olho no Futuro, realiza exames gratuitos no município , na próxima terça-feira (29). O ônibus consultório ficará estacionado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Orestes Souto Novaes, em Jucu, nos horários de 7 horas às 12 horas , à tarde, de 13 até às 17h30. A previsão é realizar cerca de 300 exames, em crianças da rede municipal e rural, do município.

Para Edgar Cornachini, da gerência administrativa e gestão democrática da Secretaria de Educação Esporte e Lazer, o professor é o primeiro a identificar o problema no aluno. “A professora percebe a dificuldade no aluno, ou ouve dele, que está com dor de cabeça, por exemplo, e esse pode ser um sinal de que a criança não está enxergando bem”, destaca.

O Programa

O programa “De Olho no Futuro” existe desde 2003 e já beneficiou mais de 6.300 estudantes. A partir deste ano o programa vai homenagear o médico Ubirajara Moulin de Moraes, um dos fundadores do programa na Unimed Vitória e um dos médicos mais atuantes no programa. Por ele, já foram triadas mais de 50 mil crianças e prescritos mais de cinco mil óculos.

O atendimento às crianças será realizado nas escolas de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Aracruz, dos dias 22 até 30 de agosto. Este ano, o Programa “De Olho no Futuro” visa a atender cerca de 2,1 mil crianças de sete escolas públicas municipais. Os alunos serão avaliados por uma equipe formada por médicos oftalmologistas cooperados da Unimed Vitória e médicos residentes do curso de Medicina da Emescam.

As consultas acontecerão nas escolas, dentro de um ônibus especial, adaptado em consultório, numa parceria com a Associação de Apoio Renovatio, instituição privada e sem fins lucrativos, de defesa de direitos sociais, e a Ver Bem, sediadas em São Paulo. O Programa também contará com a parceria da Sociedade Capixaba de Oftalmologia.

(FOTO: Unimed Vitória)