MEIO AMBIENTE

Alunos de Viana aprendem na escola a cuidar do meio ambiente.

Visitas à Fazenda Experimental, em Jucuruaba, são feitas periodicamente.

Em 24/08/2016 Referência JCC

As escolas municipais estão sendo envolvidas cada vez mais pela equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semdes) quando o assunto é conscientização. As dificuldades com a falta de água e os desastres naturais preocupam a todos. Para que as consequências sejam amenizadas ou até mesmo evitadas é  preciso conscientizar, principalmente as crianças. Por isso que nas escolas do município tem trabalhado o tema preservação do meio ambiente, durante palestras sobre coleta seletiva, trilhas ecológicas e outras atividades práticas.

Visitas à Fazenda Experimental, em Jucuruaba, são feitas periodicamente com o objetivo de mostrar na prática formas sustentáveis de captação e armazenamento de água, plantação em encostas e seus benefícios, além da apresentação da flora e da fauna. “É necessário conscientizar o mais cedo possível para que no futuro entendam melhor e possam colocar essas ações em prática. Eles precisam ser adultos com ideias mais sustentáveis e que consigam achar novas soluções”, disse a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Cintia Cândido Laures.

Outra ação

Outra ação é a de conscientização sobre a Coleta Seletiva realizada em um primeiro momento na região da Grande Bethânia, área próxima a Associação dos Catadores de Viana (ASCAMAVI). Nesse projeto são realizadas conversas e palestras entre a equipe do Departamento de Educação Ambiental e os alunos, depois a escola recebe um coletor de materiais recicláveis e as crianças são incentivadas a levar essa ideia para dentro de casa também. “Esse é um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Educação e envolve desde os alunos da Educação Infantil até os alunos maiores. Nosso objetivo é plantar uma sementinha nas crianças”, disse Cíntia.

A próxima instituição a receber a Coleta Seletiva será o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Lienir Tosta das Neves”, em Morada de Bethânia, que, segundo a pedagoga Carolina Alves, já desenvolve ações de conscientização. “Sempre trabalhamos com os nossos alunos o descarte regular do lixo e a redução do gasto de água. Além disso temos uma horta onde apresentamos a alimentação saudável e a importância do cultivo de plantas”. A escola receberá a visita da equipe de Educação Ambiental na próxima quinta-feira (25) e pretende agregar novos valores no dia-a-dia dos seus alunos.

Confira as próximas ações:

Quarta (24) – Ação em Jucuruaba, trilha na Fazenda Experimental com a Polícia Militar Ambiental
Horário: 14 horas

Quinta (25) – Ação de conscientização sobre a Coleta Seletiva
Horário: 9 horas
Local: CMEI “Lienir Tosta das Neves”, Morada de Bethânia.

Por Secom/Viana