EDUCAÇÃO

Alunos do ES farão intercâmbio nos EUA, Canada e Chile

São 150 alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria da Educação (Sedu).

Em 26/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

Os alunos foram contemplados com bolsas na modalidade Curso Intensivo de Línguas, distribuídas da seguinte forma: 30 bolsas para os Estados Unidos da América, 110 bolsas para o Canadá e 10 bolsas para o Chile.

Em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, os 150 alunos participantes do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria da Educação (Sedu), conheceram os países de destino. Ao todo, 150 alunos intercambistas irão estudar três meses no exterior. Os que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) irão para o Chile. Já os que estudam inglês, irão aprimorar o aprendizado do idioma nos Estados Unidos ou Canadá.

>> Viana: Jovens mergulham no programa Ler, Contar e Encantar

“Na minha época de escola, não tínhamos tantas oportunidades. Hoje temos a felicidade de acompanhar a seleção de alunos para fazer intercâmbio no exterior. Além de aprender uma nova língua, é uma oportunidade de conhecer novas culturas. Esses jovens vão incentivar amigos e familiares a conhecerem outra língua. Vamos seguir investindo em educação para termos um Estado cada vez mais justo”, disse o governador do Estado, Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, parabenizou os alunos selecionados e contou um pouco de sua experiência como intercambista.

“Eu tive essa oportunidade de estudar em outro país, e saibam, é voltar com uma bagagem de aprendizado e cultura imensurável. Tenho certeza que todos vocês voltarão transformados, para melhor. Estar em outro país, com outra cultura é uma oportunidade única”, disse.

Neste ano, a Sedu ofertou 150 bolsas de intercâmbio. O programa busca proporcionar aos estudantes a vivência em uma nova cultura ampliando, assim, a visão de mundo. Além disso, o programa visa desenvolver a fluência nas línguas inglesa ou espanhola, aprimorando as habilidades de compreensão, produção oral e escrita por meio de uma imersão direta na língua estrangeira.

Os alunos foram contemplados com bolsas na modalidade Curso Intensivo de Línguas, distribuídas da seguinte forma: 30 bolsas para os Estados Unidos da América, 110 bolsas para o Canadá e 10 bolsas para o Chile. O embarque dos estudantes está previsto para o mês de dezembro de 2023.

Etapas

A seleção ocorreu em três etapas. A primeira envolveu as inscrições e a entrega de documentação para a análise do rendimento e da frequência dos estudantes. A segunda etapa consistiu na validação das inscrições e na análise da documentação apresentada pelos candidatos. Nessa etapa, foram classificados os estudantes que obtiveram um aproveitamento mínimo de 80% nos cursos de inglês ou espanhol, oferecidos nos CEIs, durante o ano de 2022. Na terceira etapa, os candidatos classificados foram convocados para uma entrevista oral on-line, que avaliou a fluência dos participantes no idioma estrangeiro.

Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias, cuidadosamente selecionadas, conhecidas como host family, que estão preparadas para receber grupos de alunos a partir do nível básico. As acomodações são escolhidas de forma a proporcionar segurança e fácil acesso às escolas, estando localizadas a até 40 minutos de distância das mesmas por meio de transporte público.

Além da hospedagem, o programa inclui café da manhã e jantar oferecidos pela host family. Dentre os benefícios, o Curso Intensivo de Língua (inglesa ou espanhola) garante aos alunos Seguro Saúde, ajuda de custo mensal no valor de U$400,00, dentre outros.

O programa

O Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu 2023 teve como premissa atender aos objetivos estratégicos da Rede Pública Estadual de Ensino, com especial enfoque na equidade racial e na redução das desigualdades. Para garantir esse cumprimento, o Edital Nº 17/2023 adotou critérios sociais que abrangiam a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), bem como a atribuição de pontuação extra para beneficiários do programa Bolsa Família e residentes em bairros atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida. Essas medidas têm como objetivo assegurar uma participação mais igualitária no programa, promovendo a inclusão e valorizando a diversidade em todas as etapas do processo seletivo. (Com informações do Governo/ES)

Leia também:

Viana: Jovens mergulham no programa Ler, Contar e Encantar
Prefeitura de Guarapari interdita vias para o Esquina da Cultura
Formemus 2023 será na Praça Duque de Caxias, em Vila Velha
Cultura itinerante com rap vai ocupar a praça de Argolas
Casa da Memória na Prainha recebe a 5ª Feira do Vinil
ES tem todos municípios cadastrados na Lei Paulo Gustavo
Orgulho: Fafi conquista 9 prêmios no Enesdança 2023
Serenata Italiana: tradições em Venda Nova do Imigrante
Escolas da rede municipal da Serra realizam festas culturais
Vila Velha oferece cerca de 800 vagas em oficinas culturais
> "Festival de Inverno de Domingos Martins" de 14 a 23 de julho

TAGS:
INTERCÂMBIO | ALUNOS | CAPIXABAS | PROGRAMA | ESTADOS UNIDOS | CANADÁ | CHILE