Aplicação no Tesouro Direto pode ser resgatada no mesmo dia

A partir desta segunda (13), a liquidação de resgates de títulos passa a ser realizada em D+0.

Em 13/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a Bolsa de Valores para venda de títulos públicos federais a pessoas físicas, de forma 100% online.

A partir desta segunda-feira (13), a liquidação de resgates de títulos do Tesouro Direto passa a ser realizada em D+0, ou seja, no mesmo dia útil da solicitação, desde que feita até as 13h.

O objetivo, de acordo com comunicado da Bolsa de Valores (B3), é trazer mais agilidade e eficiência para esses títulos. Até hoje, os pedidos de resgate aconteciam em D+1, com o crédito do recurso ocorrendo no dia útil seguinte à solicitação.

“A B3 e o Tesouro Nacional estão sempre em busca da melhoria constante, e, com base na escuta das necessidades do mercado, conseguimos fazer a redução do prazo de liquidação do Tesouro Direto, abrindo novos horizontes para as estratégias de alocação de recursos dos investidores de forma alinhada às expectativas do mercado como um todo”, disse Vinicius Brancher, superintendente de Relacionamento com Pessoa Física da B3, segundo comunicado da bolsa.

Como funciona

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a Bolsa de Valores para venda de títulos públicos federais a pessoas físicas, de forma 100% online. Lançado em 2002, o programa surgiu tendo como meta democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir R$ 30,00 e hoje já tem mais de mais de 1,6 milhão de investidores.

O produto oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia, a Selic), diferentes prazos de vencimento e de fluxos de remuneração. Além disso, oferece liquidez diária, sendo atualmente a aplicação de menor risco de crédito do mercado. (Por Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)

Leia também:

Instituições financeiras elevam estimativa de inflação para 8%
Estados acusam Petrobras de mentir sobre preço da gasolina
Efeito da crise política na economia do Brasil já é inevitável
Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde
Petrobras muda modelos de contrato na venda de combustíveis
Segundo IBGE a estimativa de safra cai pelo quinto mês seguido
> Inflação acumulada em 12 meses passa de 10% em oito capitais
Dieese: cesta básica sobe em 13 das 17 capitais pesquisadas
> Afavea diz que produção de veículos cresceu 0,3% em agosto
Governo insiste em questões muito fora do foco econômico
Indicador do mercado de trabalho da FGV sobe 0,9 ponto

TAGS: 
TESOURO DIRETO | TESURO NACIONAL | APLICAÇÕES | INVESTIMENTOS | TÍTULOS