SAÚDE

Aracruz promove ação sobre câncer de pele em Santa Cruz

O tema abordado pela equipe foi sobre um dos tipos de câncer mais comuns, o de pele.

Em 07/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

Cerca de 68 pessoas foram atendidas e receberam orientações quanto aos principais fatores de risco para desenvolver o câncer de pele, o que deve ser feito para prevenir e como buscar tratamento. 

O final de semana foi de informação e orientação aos moradores de Santa Cruz. O tema abordado pela equipe da Unidade de Saúde do local foi sobre um dos tipos de câncer mais comuns, o de pele. A ação foi realizada na orla da comunidade e contou ainda com roda de conversa e distribuição de cartilhas educativas. 

Cerca de 68 pessoas foram atendidas e receberam orientações quanto aos principais fatores de risco para desenvolver o câncer de pele, o que deve ser feito para prevenir e como buscar tratamento. 

“O câncer de pele é uma doença muito comum entre os brasileiros com mais de 40 anos e tem como principal causa a exposição excessiva ao sol. É importante que a população tenha acesso a essas informações, mesmo que por mais básicas que sejam, porque comportamentos como passar diariamente o protetor solar pode evitar que a pessoa seja acometida pela doença”, destacou Rosiane Scarpatt, secretária de Saúde de Aracruz. 

A doença 

O câncer de pele é um dos mais comuns no Brasil: representa 25% dos tumores malignos diagnosticados. A maioria ocorre em decorrência do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. 

Eles podem ser de vários tipos de câncer de pele. Os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermóide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástase aumentado.

Pessoas com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente e têm muitas pintas constituem a população de maior risco para desenvolver a doença.

Sintomas

A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho (geralmente maior que 6 mm). Outras características importantes dessas lesões são a assimetria e as bordas irregulares.

Como os cânceres de pele podem apresentar características diversas, a pessoa deve procurar um médico sempre que notar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação.

Diagnóstico

O diagnóstico de câncer de pele leva em conta o aspecto clínico da lesão, sua coloração e forma e o resultado da biópsia dos tecidos da própria lesão e dos que estão ao seu redor. O diagnóstico precoce é muito importante, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura.

Tratamento

O tratamento inicial de câncer de pele consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados nos casos mais graves. O tipo de tumor é menos importante do que seu tamanho no momento do diagnóstico para determinar o tratamento e o prognóstico. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Prefeitura da Serra realiza mutirão de combate à Dengue
Covid-19: Serra abre vagas para vacinação nesta segunda (6)
Capacitação para a prevenção de doenças de origem animal
> InfoDengue lança e-book sobre dengue e mudanças climáticas
UPA de Linhares registra aumento de 35% nos atendimentos
Pesquisa vê risco de monkeypox agravar infeccão por HIV
Combate à dengue é ação contínua em Presidente Kennedy
Lacen/ES confirma circulação de sorotipo 2 da dengue no ES
Sábado (4) será de vacinação contra a Covid-19 em Ibiraçu 
Fiocruz aponta aumento de casos de SRAG em 16 estados
Linhares realizará testes de dengue, zika e chikungunya

TAGS:
ARACRUZ | AÇÃO | SANTA CRUZ | CÂNCER DE PELE | UNIDADE DE SAÚDE