SAÚDE

Assistência Social reforça a Política de Segurança Alimentar

Secretaria de Assistência Social de Vitória está recebendo reforço de novos nutricionistas.

Em 27/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Mais duas profissionais se juntam ao grupo dos 10 trabalhadores que já atuam no planejamento e na execução de ações da política de segurança alimentar e nutricional nos espaços vinculados à Assistência Social.

Para fortalecer e promover ações e atividades voltadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na cidade e articular as várias ações já realizadas pelo município de Vitória, a Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio da gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gsan) está recebendo reforço de novos nutricionistas.

Mais duas profissionais se juntam ao grupo dos 10 trabalhadores que já atuam no planejamento e na execução de ações da política de segurança alimentar e nutricional nos espaços vinculados à Assistência Social. As recém  chegadas integrantes da equipe são Samela Ferreira e Rafaela Fardim.

Demonstrando muita alegria de poder atuar na Gsan, Rafaela disse que estar inserida nesta Política Pública é desafiador e muito instigante.

"Poder mostrar a essencialidade que é ter uma nutricionista, de ser a profissional que tem conhecimento específico para a promoção da saúde alimentar dos atendidos é muito desafiador", comentou Rafaela.

Samela disse que é gratificante, após dez anos de formada, ter a oportunidade de trabalhar na aplicação da Política da segurança alimentar, cooperarando de forma integral e intersetorial visando alimentação adequada a população do município.

A gerente de Segurança Alimentar da Semas, Roseane  Fernandes, contou que a Gsan, agora composta por  doze profissionais, conta com nutricionistas, assistente administrativo, estagiárias de nutrição, equipe de apoio logístico e limpeza. Cabe à Gsan gerenciar as ações da política de segurança alimentar e nutricional no âmbito da Semas, com objetivo de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan, do qual fazem parte diferentes secretarias. 

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou o papel desses profissionais na política de assistência social mas enfatizou que possuem também lugar de destaque na política de Segurnça Alimentar e Nutricional (SAN). "Essas profissionais já agregam em suas funções no Suas e agora termos estas profissionais nutricionistas em SAN mostra o quanto esse trabalho é relevante e revelam a coerência, a amplitude e a intersetorialidade necessárias para qualquer política publica. Aqui destaco a sua importância na garantia de alimentação adequada aos munícipes de Vitória respeitando todas as configurações apresentadas seja com famílias a preparar o próprio alimento, visando refeições prontas e aos nossos acolhidas na alta complexidade do Suas."

"Esses trabalhadores do Sisan atuam desde a normatização da compra e oferta de alimentos quanto realizam oficinas, capacitações, orientações aos demais trabalhadores da Semas", ressaltou. (Secom/PMV)

Leia também:

Guarapari realizará Ação de Vacinação Covid, nesta segunda
Mutirão: casas e depósitos visitados no combate à Dengue
Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada
Dicas para conter pensamentos durante crises de ansiedade
Vacinação sem agendamento (25) no sábado em Vila Velha
Grupo do Mais Médicos irá para terra yanomami em março
Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em testes
Vitória abre agendamento para vacinação com a Bivalente
Vila Velha começa a vacinar com Pfizer Bivalente na segunda 
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completa 10 anos
Agentes realizam força tarefa para combater a dengue

TAGS:
ASSITÊNCIA SOCIAL | VITÓRIA | SEGURANÇA ALIMENTAR | REFORÇA | SEMAS