SAÚDE

Atenção domiciliar: uma realidade para pacientes do HEVV

O serviço de atendimento domiciliar do Hospital Evangélico faz parte da rotina dos pacientes.

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/HEVV

O atendimento é feito por médico, técnico de enfermagem, enfermeiro e assistente social do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), contempla pacientes acamados e que precisam de cuidados diários.

A equipe do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), formada por médico, técnico de enfermagem, enfermeiro e assistente social, chega no início da manhã na casa de Marcelo, no bairro Athayde, em Vila Velha. A visita faz parte da rotina do paciente que precisa de curativo diário e de um procedimento específico para melhorar a cicatrização e evitar a infecção do pé direito. 

“Eu dei uma topada com o dedo do pé e percebi que meu machucado não cicatrizava. Quando fui para o hospital descobri que tinha uma infecção no osso do pé e diabetes. Eu operei, fiquei 20 dias internado e depois dei prosseguimento com o tratamento em casa. Hoje, recebo um atendimento de qualidade sem precisar me deslocar para o pronto-atendimento”, conta o autônomo Marcelo Delphani.  

O programa de assistência domiciliar conta com uma equipe multidisciplinar que realiza a visita nas casas dos pacientes. A frequência do atendimento é definida de acordo com as necessidades clínicas de cada caso. Com esse serviço há uma redução no período de internação do paciente no hospital.  

“Esse é um serviço que só traz benefícios para os pacientes. Eles têm um atendimento completo com médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem sem sair de casa! Priorizamos os pacientes acamados e aqueles que fazem o uso de medicamentos injetáveis, precisam de curativos em feridas ou usam ventilação mecânica”, ressalta a médica do programa, Dra. Tamara Rodrigues.  

Valdiceia Francisco, de 58 anos, foi outra paciente contemplada pelo serviço. Ela teve pielonefrite e precisou tomar antibiótico injetável por 14 dias. “Eu fiquei muito feliz quando soube que poderia continuar meu tratamento em casa. Recebi um atendimento diferenciado com muito carinho das profissionais e fiquei menos tempo internada. Foi maravilhoso!”, disse a aposentada, que já recebeu alta do serviço.  

“Essa é uma política pública que foi implantada para melhorar a qualidade de vida do paciente capixaba. Temos uma equipe treinada e qualificada que realiza esse serviço com muito carinho, dessa maneira conseguimos fortalecer ainda mais o atendimento humanizado para os pacientes”, completa Maxson de Paula Souza, que é coordenador do programa.  

O serviço de atenção domiciliar estadual é uma parceria firmada entre o Hospital Evangélico de Vila Velha e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (SESA), para atendimento aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, conta com bases alocadas em alguns hospitais estratégicos como Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Dório Silva, Hospital Infantil de Vitória, Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves e Hospital Estadual de Urgência e Emergência, sendo esses dois últimos administrados pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes). (Por Nádia Vaccari/AsImp)

Leia também:

Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid-19 e Gripe
PMV: Agentes de Saúde utilizam tablets em visitas domiciliares
Práticas simples que podem evitar um ataque cardíaco
OMS faz alerta contra o uso de adoçantes artificiais
População pode se vacinar sem agendamento em Cariacica
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (15)
Vacina contra a gripe liberada para maiores de 6 meses
3 erros comuns de corredores iniciantes e como não repeti-los
Pólio segue como única emergência global mantida pela OMS
Linhares promove mutirão de vacinação contra gripe e Covid
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra

TAGS:
VILA VELHA | HOSPITAL | ATENDIMENTO | PACIENTES | DOMICILIAR | EQUIPES