ESPORTE CAPIXABA

Atletas capixabas de Enduro de Regularidade buscam prêmio nacional

Será no sábado (21) e domingo (22) durante Viana Adventure.

Em 18/07/2018 Referência JCC / Geiza Ardiçon

A final do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidades em motocicletas, que acontece em Viana nos dias 20, 21 e 22 de julho, pode consagrar o nome de três pilotos capixabas: Jomar Grecco, Sandro Hoffmann e Késsia Tristão. Ambos são os atuais lideres nas categorias master, sênior e feminina da competição.

A etapa final será dentro da programação do Viana Adventure 2018, que sediará, também, a prova de Ciclismo Mountain Bike XCP e valerá pelas etapas do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidades.

Na liderança da principal categoria da competição nacional, a master, aparece o piloto de Pedra Azul Jomar Grecco. Ele, que já alcançou o título da competição outras duas vezes, quer se tricampão em Viana. Além do título nacional, Jomar é o atual campeão do enduro da independência, competição que já havia vencido a prova em 2013, 2015 e 2016. No Campeonato Capixaba, Jomar também soma quatro títulos, assim como Ibitipoca e Rally Transbahia.

Outro capixaba que é destaque em competições de enduro de regularidade e que pode sair de Viana com mais um título nacional, é Sandro Hoffmann. O piloto é o atual líder da categoria sênior do Campeonato Brasileiro e, se for o campeão, receberá o 300º título de sua carreira.

“Estou me preparando para vencer. Intensifiquei meus treinamentos já que estou retornando à categoria que disputei pela primeira vez em 1998, então quero o troféu para celebrar esse momento importante para minha carreira”, disse.

Entre as principais competições disputadas do país, Sandro também acumula vitórias. Ele é o atual campeão do Ibitipoca Offroad na categoria over 45, onde venceu por outras 12 vezes em diferentes categorias. O piloto buscará nos próximos meses o 13º título da prova. Pelo Polenta Offroad, Sandro soma 14 títulos, onde, também, é atual campeão. Pelo Campeonato Brasileiro já são 11º títulos e no estadual o piloto foi o vencedor outros 12 campeonatos.

Na categoria feminina, o primeiro lugar da competição pertence a uma capixaba. A atleta de Venda Nova Késsia Tristão, lidera a competição nacional e aparece na segunda colocação na categoria novato do Campeonato Estadual, sendo a única mulher a concorrer na categoria. No currículo, Késsia ostenta participações em competições de nível nacional, como o Enduro dos Pampas, realizado no Rio Grande do Sul e Enduro dos Ipês, prova realizada em Minas Gerais.

Com disputas em tantos campeonatos, Késsia conquistou diversos títulos, sendo o de maior destaque o tetracampeonato do Ibitipoca de Offroad, um dos maiores eventos de Enduro de Regularidade em Motocicletas do país.

“Vou para o Viana Adventure com o mesmo lema que me fez vencer as outras provas que participei: “Desistir nunca”. A prova será pesada, mas tenho me preparado para disputa”, disse Késsia.

Viana Adventure 2018

Os mais famosos motociclistas de enduro do país prometem agitar as trilhas de Viana durante a final do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Será primeira vez que o município irá receber a final do evento esportivo, que sediará também a prova de Ciclismo Mountain Bike. As provas acontecem de 20 a 22 de julho, dentro da programação do Viana Adventure 2018. As inscrições devem ser realizadas pelo  www.vianaadventure.com.br

A prova do enduro nas motocicletas é válida pelas 21ª, 22ª, 23ª e 24ª etapas do Campeonato Brasileiro De Enduro de Regularidade e também da 13ª, 14ª, 15ª e 16ª etapas do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidades. Entre os cenários da disputa, estão às estradas de Peixe Verde, Formate, Biriricas, Domingos Martins e Marechal. Para os competidores da prova de Ciclismo Mountain Bike, as trilhas de Viana servirá para os atletas pontuarem no Ranking Estadual de Mountain Bike XCM.

O Viana Adventure é organizado pelo Trail Clube Viana com apoio da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Capixaba de Motociclismo (FECAM) e Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC). De acordo com o presidente da Trail Clube Thiago Casagrande, a escolha do município para a competição se deu por conta das trilhas encontradas em várias regiões de Viana.

Programação Completa

 Sexta-feira (20/07)

15h: abertura da secretaria de prova para inscrições e entrega do kit para os pilotos de motos;

19h: briefing com os pilotos das motocicletas no Teatro Municipal de Viana Sede;

21h: sorteio do Grid de largada;

Sábado (21/07)

09h: largada do 1º dia do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, com saída da Praça Expedicionário Jerônimo leite, em Viana Sede;

15h: chegada das Motos do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade;

17h: abertura da secretaria de prova para inscrições e entrega do kit para os atletas do Mountain Bike;

19h: briefing com os atletas do Mountain Bike no Teatro Municipal de Viana;

20h: entrega do resultado do primeiro dia de competição dos Motos na Praça Expedicionário Jerônimo leite, em Viana Sede;

Domingo (22/07)

08h: largada do 2º dia do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da praça de Viana Sede;

09h30: largada das bicicletas na Praça de Viana Sede;

12h30: chegada das bicicletas na Praça

13h30: chegada das Motos do Campeonato Brasileiro De Enduro de Regularidade na Praça de Viana Sede;

14h30: divulgação dos resultados do Mountain Bike e premiação dos campeões;

15h30: divulgação dos resultados e premiação do enduro de regularidade;

16h30: premiação dos campeões do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade 2018;

18h: encerramento do Viana Adventure 2018

(Foto: Divulgação)