ECONOMIA NACIONAL

Banco Central: economia recuou quase 1% no mês de janeiro

De acordo com o IBC-Br, divulgado hoje (17) pelo Banco Central (BC), a queda foi de 0,99%

Em 17/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) caiu quase 1% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado. De acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado hoje (17) pelo Banco Central (BC), a queda foi de 0,99%, considerando o percentual já dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como o número maior de feriados ou fins de semana. Com a variação, o indicador fechou o mês em 138,48 pontos.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

Segundo o BC,  na comparação com janeiro de 2021, o IBC-Br registrou variação positiva de 0,01%. Na comparação com os três meses anteriores, o IBC-Br ficou em 0,19% e no acumulado em 12 meses avançou 4,73%.

O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic), definida ontem (16) pelo banco em 11,75% ao ano.

Previsão do PIB é revista

Nesta quinta-feira, o Ministério da Economia diminuiu a previsão de crescimento do PIB brasileiro para este ano. Com a redução, a estimativa de crescimento passou de 2,1% para 1,5%. Para o próximo ano, foi mantida a projeção de crescimento de 2,5%.

Além da redução do PIB, o governo aumentou a previsão da inflação para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 4,7% para 6,55%. (Por Luciano Nascimento/Agência Brasil)

Leia também:

Condições climáticas influenciam no mercado de hortaliças
BC eleva Selic em 1,0 ponto percentual, a 11,75% ao ano
Setor de serviços apresentou um recuo de 0,1% em janeiro
Inflação acelera para todas as faixas de renda em fevereiro
Presidente assina decreto para reduzir IOF sobre o câmbio
Brasil registra recorde no abate de frangos no ano de 2021
Produção industrial cai em 10 de 15 locais avaliados, diz IBGE
Confiança do Empresário Industrial cai 0,4 ponto, diz CNI
Afastamento do trabalho recua no final de 2021, diz o Ipea
Mercado diz que inflação deve fechar em 6,45% este ano

TAGS:
BANCO CENTRAL | ECONOMIA | QUEDA | PIB | INDÚSTRIA