POLÍTICA INTERNACIONAL

Biden e Lula se reúnem por democracia e meio ambiente

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá nesta sexta-feira (10), com Lula.

Em 10/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein/Agustin Marcarian

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu acabar com o desmatamento até 2030, depois dos recordes registrados na Amazônia brasileira durante o mandato de Bolsonaro.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reúne nesta sexta-feira (10) com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma conversa sobre democracia e meio ambiente, com a sombra do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro como pano de fundo.

O encontro, programado para 17H30 (19H30 de Brasília), acontece pouco mais de um mês após o ataque de milhares de bolsonaristas às sedes da Presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal em Brasília.

Os atos recordaram o ataque ao Capitólio de simpatizantes do ex-presidente republicano Donald Trump para tentar impedir a validação da vitória de Biden nas urnas em janeiro de 2021.

Investigação

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos na véspera da posse de Lula e está na Flórida, onde iniciou os trâmites para solicitar um novo visto que permitiria sua permanência no país por vários meses, enquanto a justiça brasileira investiga seu envolvimento ou não nos ataques de 8 de janeiro.

A Casa Branca não recebeu nenhum pedido sobre a questão por parte do governo brasileiro e o tema não está na agenda, afirmou uma fonte do governo americano.

“Ambos querem aprofundar o compromisso compartilhado de promover, reforçar e aprofundar a democracia”, acrescentou a fonte.

Bolsonaro teve uma relação próxima com Trump e fria com Biden. O democrata quer aproveitar a mudança de governo no Brasil para estreitar laços entre as duas grandes economias das Américas, começando pelo meio ambiente.

Funcionários do governo americano anteciparam que a crise climática será “uma prioridade absoluta” no encontro no Salão Oval, mas sem revelar se Washington contribuirá para o Fundo Amazônia, um mecanismo financeiro multilateral criado em 2008 e administrado pelo Brasil para a luta contra o desmatamento.

Lula prometeu acabar com o desmatamento até 2030, depois dos recordes registrados na Amazônia brasileira durante o mandato de Bolsonaro.

Guerra na Ucrânia

Mas a boa sintonia entre Biden e Lula acaba quando o tema é a guerra na Ucrânia.

Biden lidera as iniciativas ocidentais para apoiar Kiev, convencido de que é necessário fornecer ajuda diplomática, armas e treinamento militar par a que a Ucrânia lute contra a Rússia, que invadiu seu território.

Mas o Brasil, ao lado de outros países emergentes como Índia e África do Sul, e alguns latino-americanos como Argentina, Colômbia ou México, reluta em enviar armas ao país.

Lula afirma que está “preocupado com a guerra”, mas não quer participar no conflito nem sequer indiretamente, e propõe a criação de um “grupo de países que sentem à mesa com Ucrânia e Rússia para tentar alcançar a paz”.

Ele abordou o tema com presidente francês Emmanuel Macron e com o chefe de Governo alemão Olaf Scholz e, além de Biden, provavelmente conversará sobre a questão em março com o presidente chinês Xi Jinping, durante uma visita a Pequim.

Lula provocou alvoroço no ano passado ao afirmar que o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, era “tão responsável quanto (o presidente russo, Vladimir) Putin” no conflito bélico.

Um funcionário do governo americano, que pediu anonimato, avaliou que não existem grandes divergências porque Washington “respeita e apoia” as iniciativas de paz de Lula, o que não impedirá que Biden enfatize as “realidades objetivas”, por entender que a invasão viola o direito internacional e a Ucrânia o direito de autodefesa.

“Acredito que os dois líderes terão uma conversa muito franca sobre como avançar realmente de uma maneira que leve a um resultado que seja consistente com os compromissos assumidos com base na Carta da ONU”, completou a fonte.

O encontro “oferecerá uma oportunidade para dar um novo impulso às relações” bilaterais com base na defesa das instituições democráticas, na luta contra os discursos de ódio e desinformação, na promoção dos direitos humanos e na luta contra as mudanças climáticas”, disse o governo brasileiro na quinta-feira.

Lula também falará de comércio e investimento. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com um volume de negócios que chegou a 88,7 bilhões de dólares no ano passado.

Antes do encontro com Biden, Lula, que foi presidente de 2003 a 2010, se reunirá com vários congressistas democratas, incluindo o senador Bernie Sanders, e com representantes da AFL-CIO, a principal confederação sindical dos Estados Unidos, que concedeu ao brasileiro um prêmio de direitos humanos quando o ex-líder sindical estava preso. (erl/dbh/fp - AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

Lula receberá primeiro-ministro Alemão na segunda (30)
Meta vai restaurar contas de Trump no Facebook e Instagram
Itamaraty nomeia novo embaixador do Brasil na Argentina
Jacinda Ardern se despede como premiê da Nova Zelândia
Lula pede desculpas a argentinos por grosserias de Bolsonaro
Chefe da Otan defende aumento no envio de armas à Ucrânia
Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
Supremo confirma decisão sobre proteção de vias e prédios públicos
Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação
Nível do Rio Doce atinge 4,90m e famílias vão para abrigo

TAGS:
LULA | VISITA | ESTADOS UNIDOS | JOE BIDEN | COOPERAÇÃO | POLÍTICA