ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho na Ucrânia

Hoje (28), as bolsas da Ásia fecharam sem direção única, de olho em covid-19, Ucrânia e Fed.

Em 28/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP/JC

A falta de direção clara nos negócios asiáticos veio após a cidade chinesa de Xangai anunciar um lockdown escalonado com o intuito de controlar um surto local de covid-19.

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 28, à medida que preocupações sobre a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e a tendência de aperto monetário nos EUA afetam o apetite por risco.

O índice japonês Nikkei caiu 0,73% em Tóquio hoje, a 27.943,89 pontos, apesar da fraqueza do iene em meio a intervenções do Banco do Japão (BoJ), enquanto o sul-coreano Kospi teve baixa marginal de 0,02% em Seul, a 2.729,56 pontos, e o Taiex recuou 0,89% em Taiwan, a 17.520,01 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto registrou ligeiro ganho de 0,07%, a 3.214,50 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto se desvalorizou 0,82%, a 2.096,50 pontos.

Destoando do tom mais ameno no restante da Ásia, o Hang Seng subiu 1,31% em Hong Kong, a 21.684,97 pontos, impulsionado por ações de tecnologia. A Meituan foi destaque em Hong Kong, com salto de 11,56% de sua ação, após a terceira maior gigante de tecnologia chinesa divulgar balanço trimestral melhor do que o esperado.

A falta de direção clara nos negócios asiáticos veio após a cidade chinesa de Xangai anunciar um lockdown escalonado com o intuito de controlar um surto local de covid-19, problema que voltou a assombrar a China nas últimas semanas. Além disso, as incertezas da guerra russo-ucraniana e sinais de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá elevar juros em ritmo mais acelerado ao longo do ano ajudam a restringir a demanda por ações na região asiática.

Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão em leve alta, sustentada por papéis de grandes mineradoras e bancos. O S&P/ASX 200 avançou 0,08% em Sydney, a 7.412,40 pontos. (*Estadão - *Com informações da Dow Jones Newswires)

Leia também:

Bolsas da Ásia fecham em baixa, com perdas em Nova York
Bolsas da Ásia fecham em alta, com Hong Kong na liderança
Bolsas da Ásia fecham sem direção, após China manter juros
Bolsas da Ásia fecham em forte alta, após decisão do Fed
Prolongamento da guerra pode afetar indústria brasileira
Surto de covid na China derrubas as Bolsas da Ásia
Dólar sobe para R$ 5,05, mas fechou a semana em queda
Bolsas da Ásia fecham em forte baixa, de olho com petróleo
Expansão de serviços da China tem ritmo mais fraco em 6 meses
Ministro ucraniano diz que economia russa foi esmagada

TAGS: 
HANG SENG | CHINA | BOLSAS | ÁSIA | NOVA YORK | HONG KONG | JUROS