EDUCAÇÃO

Brasil leva prêmios em regionais de FRC em São Francisco e NY

Equipes brasileiras conquistam espaço e reconhecimento nos torneios internacionais da FRC

Em 01/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Portal da Indústria

Na semana passada, aconteceram os regionais de São Francisco, na Califórnia, e de Long Island, em Nova Iorque, onde competiram 41 e 39 equipes, respectivamente, dos Estados Unidos, Índia, Turquia e Brasil.

A cada temporada, as equipes brasileiras conquistam mais espaço - e reconhecimento - nos torneios internacionais da FIRST Robotics Competition (FRC). A modalidade é a mais avançada das competições de robótica da FIRST. Nela, alunos do ensino médio constroem e competem com robôs gigantes, de até 55 kg e 1,5 metro de altura.

Na semana passada, aconteceram os regionais de São Francisco, na Califórnia, e de Long Island, em Nova Iorque, onde competiram 41 e 39 equipes, respectivamente, dos Estados Unidos, Índia, Turquia e Brasil. E os estudantes brasileiros fizeram bonito! 

De escolas do Serviço Social da Indústria (SESI), participaram a Nióbio 7566, de Campinas; a Megazord 7563, de Jundiaí; a Robonáticos 7565, da capital paulista; e a Octopus 7567, de Bauru. 

As três últimas foram premiadas, sendo que o técnico da Megazord, Rafael Mendes Capovila, levou um dos principais prêmios, o Woodie Flowers Finalist. Assim, ele irá concorrer a essa mesma categoria no mundial de Houston, que acontece entre os dias 20 e 23 de abril.

Confira a lista de prêmios das equipes brasileiras do SESI

Woodie Flowers Finalist Award

Orientador de educação digital no SESI e mentor da equipe Megazord, Rafael Capovila vai concorrer ao título mundial de melhor técnico, premiação chamada de Woodie Flores, por treinar e inspirar jovens utilizando habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). 

“É um prêmio muito importante para mim, meu time e minha comunidade. Ser reconhecido internacionalmente por fazer o que eu amo é extremamente gratificante e me motiva a continuar inspirando jovens e crianças ao redor do mundo a descobrirem seus próprios potenciais e a seguirem seus sonhos!”, declarou Rafael Capovila.

Dean's List

Também da Megazord, o integrante da equipe Bruno Zomignani Perciani venceu a categoria que reconhece valores como liderança e inovação durante a participação dos jovens na competição. 

“Estou feliz pelo reconhecimento por algo que amo tanto, e por representar meu país em um evento internacional desse nível. Agradeço minha família, amigos, parceiros do time de robótica Megazord e mentores por todo o apoio, sem eles, nada disso seria possível. E ao SESI e SENAI por me inspirarem e apoiarem nessa jornada, assim como incentivam outros milhares de alunos a seguirem seus sonhos”, disse Bruno Perciani.

Team Spirit Award

A Robonáticos, formada por alunos do SESI e SENAI de Ipiranga e do Brás, na capital paulista, foi reconhecida pelo trabalho em equipe. 

“É um título que celebra o espírito da equipe, ou seja, a atitude e a originalidade, o entusiasmo em ajudar os demais times e interagir, as parcerias que construímos. Tudo isso aplicado tanto na competição como em tudo o que fazemos na escola, na comunidade”, explicou a aluna Rayssa Squerdo Besse, integrante do time vencedor.

Entrepreneurship Award

Já a equipe Octopus levou o prêmio que reconhece o empreendedorismo do time. Eles são avaliados por habilidades como planejamento e negócios.

Outras duas equipes premiadas em Orlando e na Turquia

E por falar no FIRST Championship de Houston, equipe brasileira veterana de FRC, a Under Control 1156, do colégio particular Marista Pio XII de Novo Hamburgo (RS), garantiu uma vaga no mundial ao vencer o Chairman's Award - prêmio principal do torneio - no regional de Orlando, na Flórida, que aconteceu na semana anterior aos de São Francisco e Long Island.

Eles se juntam às três equipes das modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC) que estarão no mundial.

E, para fechar a lista de prêmios, a The Brazilian Trail Blazers 1772, de uma escola pública de Gravataí (RS), levou o Innovation in Control Award no regional de Bosphorus, na Turquia. (As informações são do Portal da Indústria)

Leia também:

Educação financeira é tema de palestra em escola de Viana
Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022
Sedu faz cadastro para alunos de Cmei em Colina da Serra
Sedu abre as inscrições para a "Formação Projeto de Vida"
Serra: uma moderna abordagem de educação será implantada
Pedido da taxa de isenção no Enem 2022 começa na segunda
Sedu oferta vagas para o Bolsa Estágio Formação Docente
Projeto envolve estudantes e famílias na literatura infantil
Prefeitura da Serra disponibiliza centenas de vagas para a EJA
As crianças têm que fazer perguntas, diz o historiador Harari

TAGS:
BRASIL | FRC | TORNEIO | ROBÓTICA | ALUNOS