CIDADE

Cachoeiro conquista 1º lugar em Saneamento Básico

Cachoeiro de Itapemirim conquista o 1º lugar no Ranking Capixaba de Saneamento Básico

Em 25/03/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Márcia Leal/PMCI

Com Cachoeiro se destacando com a única 10, o topo do ranking se completa com os municípios de Boa Esperança (9,12), Linhares (8,23) e Vitória (8,17). A média estadual, por sua vez, ficou em 5,21.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

Nesta sexta-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) divulgou o Ranking Capixaba de Saneamento Básico, e Cachoeiro foi o único município do Estado a obter nota máxima na avaliação.

>> Procon Linhares encontra diferença de 20% nos preços de ovos

Foram considerados três itens durante o levantamento: nível de atendimento, com notas de zero a 6; melhora de atendimento, variando de zero a 2,5; e nível de eficiência, de zero a 1,5. Dessa forma, os municípios poderiam tirar notas entre zero e 10. Segundo o TCE-ES, O estudo utiliza informações e metodologias do Instituto Trata Brasil

Com Cachoeiro se destacando com a única 10, o topo do ranking se completa com os municípios de Boa Esperança (9,12), Linhares (8,23) e Vitória (8,17). A média estadual, por sua vez, ficou em 5,21.

“Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e de políticas públicas bem planejadas. Estamos comprometidos com a qualidade de vida dos cidadãos cachoeirenses, e essa nota máxima reflete o nosso empenho contínuo em proporcionar um ambiente saudável e sustentável para todos”, destaca Victor Galvão Rabbi, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Cachoeiro.

“A Agersa intensificou, nos últimos anos, a fiscalização in loco nas instalações de tratamento de água e esgoto, bem como a expansão das redes e modernização dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto. Temos, como essência de nossa atuação, a análise contínua dos indicadores, visando exigir e garantir a entrega eficiente dos serviços essenciais à população.” destaca Vanderley Teodoro de Souza, Diretor-Presidente da Agersa.

“A nota máxima no Ranking Capixaba de Saneamento Básico é o reflexo do comprometimento de nossa administração em garantir serviços públicos de excelência aos nossos munícipes. Este reconhecimento só fortalece nossa determinação em continuar investindo no desenvolvimento sustentável de Cachoeiro”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Ranking de qualidade dos serviços públicos

Recentemente, Cachoeiro foi destaque, também, no ranking nacional que elenca os municípios do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade está em segundo lugar no Espírito Santo e na oitava posição a nível nacional.

Na construção do ranking, foram congregados os seguintes indicadores: custo da função administrativa; custo da função legislativa; qualidade de informação contábil e fiscal; tempo para abertura de empresa, qualificação do servidor e transparência municipal.

Segundo o CLP, o levantamento considera a capacidade dos municípios em planejar, articular e executar iniciativas e políticas públicas que promovam o bem-estar social, atendam às necessidades da população e construam um ambiente de negócios favorável. (Secom/PMCI)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Procon Linhares encontra diferença de 20% nos preços de ovos
Vitória entrega Pet Park e Parque Kids na Praça do Cauê
Chuvas: Prefeitura de Alfredo Chaves organiza força tarefa
Prefeitura de Cachoeiro decreta Situação de Emergência
Prefeitura da Serra vai revitalizar praça no bairro Porto Canoa
Vila Velha segue líderando na geração de emprego no Estado
Seis dicas do Procon para compras de Páscoa conscientes
Guarapari: Prefeito lança 3 importantes obras em Muquiçaba
Obras da praça na Ilha de Monte Belo estão com 80% concluídas
Vila Velha: ​Mutirão de Renegociação de Dívidas vai até sexta
Praça de Fátima recebe ponto de coleta de lixo eletrônico 

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | SANEAMENTO BÁSICO | RANKING | DESTAQUE | MUNICÍPIOS