SAÚDE

Cachoeiro oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase

A Prefeitura de Cachoeiro oferece o diagnóstico e tratamento gratuito para a hanseníase.

Em 29/01/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Márcia Leal/PMCI

Na UBS, um enfermeiro fará a avaliação inicial. Em casos suspeitos, o paciente é direcionado para a realização de exames diagnósticos.

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece um programa instituído de combate à hanseníase, que inclui ações educativas, busca ativa de casos desenvolvida pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhamento de pacientes ao Programa Municipal de Controle da Hanseníase para tratamento, cuja sede fica instalada na Policlínica Municipal de Saúde “Bolivar de Abreu”, no bairro Santo Antônio.

A hanseníase é uma doença contagiosa. Ela é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae e ataca a pele, as mucosas e os nervos periféricos, principalmente, com capacidade de ocasionar lesões neurais e acarretar danos irreversíveis, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

>> Shantala: Qualifica-APS fortalece vínculo entre mães e bebês

Nese sentido, a Semus salienta a necessidade de atenção aos sintomas, como: manchas, em qualquer parte do corpo, sem sensibilidade para calor, frio ou dor e dormência ou formigamentos em extremidades do corpo, que podem indicar comprometimento dos nervos.

Além disso, apresentação de pavilhão auricular noduloso (caroços), dificuldade no andar e perda da força em algum membro também podem ser indicativos da doença. Diante desses sinais, é necessário buscar atendimento, primeiramente, na UBS mais próxima de casa.

Na UBS, um enfermeiro fará a avaliação inicial. Em casos suspeitos, o paciente é direcionado para a realização de exames diagnósticos.

O tratamento pode variar de seis a 12 meses e as medicações são gratuitas, oferecidas pelo SUS. Se o paciente seguir o tratamento, obedecendo ao uso dos medicamentos, deixará de disseminar os bacilos causadores da doença em poucos dias.

Janeiro Roxo

O mês de janeiro é voltado para a conscientização e o tratamento da hanseníase. Em Cachoeiro, a Semus está realizando uma série de atividades, envolvendo as 32 Unidades Básicas de Saúde em ações voltadas para o combate da doença. São palestras, orientações e exames iniciais disponíveis para a população. Confira a programação completa(Secom/PMCI)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Shantala: Qualifica-APS fortalece vínculo entre mães e bebês
OMS alerta para casos de sarampo e reforça vacinação
Linhares registra 300 casos confirmados de dengue em janeiro
Vacinação sem agendamento na Serra neste sábado (27)
Cariacica vai receber doses da vacina contra a dengue em fevereiro
Serra terá teste rápido contra hepatites virais neste sábado
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (25)
Vacina da dengue agrega outras estratégias de combate
Vinte municípios capixabas receberão a vacina contra dengue

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | DIAGNÓSTICO | TRATAMENTO | HANSENÍASE | SEMUS