GASTRONOMIA

Café de Dores do Rio Preto, no ES, é eleito o melhor do Brasil.

Lote venceu o 13º Concurso Nacional da Abic de Qualidade do Café.

Em 27/01/2017 Referência JCC

O café do produtor José Alexandre Abreu de Lacerda, do sítio Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo, foi o campeão do 13º Concurso Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) de Qualidade do Café, neste mês de janeiro.

Nesta quinta-feira (26), começou o leilão dos lotes desses cafés premiados, que depois se transformarão na edição especial dos melhores cafés do Brasil. As empresas campeãs do leilão serão premiadas e anunciadas em cerimônia especial no mês de abril deste ano.

O café do produtor Abreu de Lacerda foi campeão do concurso com nota final de 8,60 pontos, numa escala de 0 a 10.

O certame, promovido pela Abic, teve oito lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados no Paraná, Bahia, Espírito Santo e em São Paulo.

Em dezembro, na primeira etapa de classificação, o júri técnico, integrado por provadores e especialistas, já havia apontado esse microlote como o melhor, dando a nota de 8,43 pontos (peso de 70% na nota final).

As duas etapas seguintes foram realizadas durante este mês de janeiro, e compreenderam a nota de sustentabilidade da propriedade (15%) e a avaliação do júri popular (15%), integrado por consumidores dos quatro estados participantes. A soma de todas estas notas resultou na pontuação final de 8,60 e confirmou a vitória do café do produtor capixaba.

Por Victoria Varejão, g1