ESPORTE INTERNACIONAL

Calleri e Luciano marcam e São Paulo despacha San Lorenzo

Calleri e Luciano foram cruciais na classificação. Agora São Paulo pegará a LDU, do Equador.

Em 10/08/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Nelson Almeida / AFP

Na próxima quarta-feira (16), pela Copa do Brasil, no Morumbí, o São Paulo decidirá contra o Corinthians para saber quem vai à final.

>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR  de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!

O São Paulo conseguiu reencontrar nesta quinta-feira o caminho das vitórias. Na base da paciência e insistência, o time tricolor fez dois tempos com ritmos distintos, acreditou na posse de bola e saiu do Morumbi com a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana após bater o San Lorenzo por 2 a 0. O próximo adversário será a Liga Deportiva Universitaria (LDU), do Equador, que venceu o Ñublense, do Chile nas penalidades 2(4), Ñublense 3(3).

>> Conmebol confirma datas e horários do início da Eliminatórias

Como havia perdido o confronto de ida por 1 a 0, o São Paulo era obrigado a vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar sem disputa de pênaltis. Em campo, demorou para os comandados de Dorival Júnior se encontrarem, mas Calleri e Luciano fizeram a diferença, desencantaram e foram cruciais para a classificação. Méritos também para Alisson, Wellington Rato e Rodrigo Nestor, que sustentaram o meio de campo e tiveram participação certeira.

Alívio

O resultado traz alívio para o São Paulo em meio a uma semana decisiva que vai ditar o restante da temporada. Na próxima quarta-feira (16), pela Copa do Brasil, decide com o Corinthians quem vai à final. Apesar dos problemas reiterados de jogos anteriores no primeiro tempo, o São Paulo soube se aproveitar das fragilidades dos argentinos em falhas pontuais diante de um rival que perdeu boas chances com o placar zerado e não conseguiu se livrar da estratégia ultradefensiva.

O placar desfavorável fez o São Paulo se lançar ao ataque desde o apito inicial. Novamente, as construções das jogadas tricolores eram estruturadas em muitas trocas de passe, mas sem objetividade suficiente para inaugurar o marcador. Já o San Lorenzo, postado em uma linha cinco jogadores na defesa, afastou os donos da casa de sua área e, no contragolpe, desenhou a primeira chance clara de gol do duelo.

Susto

Uma jogada individual e chute colocado de Barrios no travessão fizeram o São Paulo despertar. Alisson chamou a responsabilidade para si e passou a dar trabalho para o goleiro argentino. O clima em campo esquentou com divididas mais ríspidas e troca de empurrões. A arbitragem também foi alvo de descontentamento dos são-paulinos.

Os ânimos exaltados fizeram o jogo ficar enroscado. A criatividade, ao longo do primeiro tempo, foi um complicador para o São Paulo. As jogadas aéreas encontravam muitos empecilhos para vencer a zaga alta do time de Almagro, mas o time tricolor insistiu. E a teimosia trouxe resultado. Aos 45 minutos, em cobrança de falta de Rato, Calleri escorou de costas, a bola encobriu o goleiro e morreu no fundo do gol.

Concentração

A abertura do marcador trouxe alívio ao São Paulo, mas o encerramento da etapa inicial interrompeu um momento positivo da equipe de Dorival. O grande desafio passou a ser a manutenção da concentração para retornar do intervalo atento em busca do gol da classificação.

Na retomada do segundo tempo, foi notória a desaceleração no ritmo do São Paulo, que conseguiu controlar a ansiedade. A posse de bola, ainda alta, passou a se basear em passes mais cadenciados e estudados. Com a igualdade no placar agregado, o São Paulo administrou a necessidade de ser cirúrgico para definir a classificação. O San Lorenzo parou de criar.

A cautela do São Paulo resultou em mais uma bola na rede. Nestor exibiu sua categoria e visão de jogo. O meia encarou a marcação argentina pela lateral direita da grande área e encontrou um passe cruzado certeiro para Luciano no lado oposto. O camisa 10, cara a cara com o goleiro, não desperdiçou e fez o volume do canto são-paulino aumentar no Morumbi.

Vantagem

Com a vantagem, Dorival optou por proteger seu sistema defensivo. Abriu mão de criação e ataque para fortalecer a linha de zaga. O San Lorenzo não deu trabalho para Rafael. Única situação mais delicada foi vista quando o técnico Rubén Insúa invadiu o gramado e foi expulso. Além disso, nada mais. E o São Paulo conquistou a vaga na próxima fase, quando poderá contar com James Rodríguez e Lucas Moura.

O São Paulo tem seu próximo compromisso no Rio de Janeiro. No Maracanã, mede forças com o Flamengo, no encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 de domingo.

Os jogos de ida das quartas de final da Sul-Americana estão agendados para acontecer entre 22 e 24 de agosto. A volta está programada para o intervalo entre 29 e 31 do mesmo mês.

Ficha técnica

SÃO PAULO 2 X 0 SAN LORENZO
GOLS – Calleri, aos 45 minutos do primeiro tempo; Luciano, aos 22 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Luciano, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson, Dorival Júnior, Michel Araújo, Giay, Pérez, Bareiro, Hernández.
CARTÃO VERMELHO – Rubén Insúa.
ÁRBITRO – Esteban Ostojich (URU).
PÚBLICO – 51.816 torcedores.
RENDA – R$ 2.787.553,00.
LOCAL – Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi.

SÃO PAULO
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Diego Costa), Wellington Rato (Juan) e Alisson (Gabriel Neves); Luciano (Michel Araújo) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

SAN LORENZO
Batalla; Giay, Pérez, Campi, Hernández e Braida (Luján); Leguizamón (Blandi), Elías, Sánchez (Maroni) e Barrios; Bareiro. Técnico: Rubén Insúa. (Estadão Conteúdo - https://istoe.com.br/autor/estadao-conteudo/)

Leia também:

Bruno Henrique marca e Flamengo vence Olimpia pela Liberta
Conmebol confirma datas e horários do início da Eliminatórias
Brasil empata com Jamaica e está fora da Copa do Mundo
Verstappen vence em dia de dobradinha da Red Bull na Bélgica
Brasil perde para França e decidirá vaga contra a Jamaica
Sábado é dia de Campeonato Mundial X-Combat de Jiu-jítsu
São Paulo acerta a contratação do craque James Rodríguez
Com show de Ary Borges, Brasil vence Panamá em estreia na Copa
Na Hungria, Verstappen vence sétima corrida seguida na F1
Brasil cai para anfitriã Polônia nas quartas e dá adeus à Liga
Brasil conquista bronze na World Challenge Cup de ginástica

TAGS:
CONMEBOL | SULAMERICANA | SÃO PAULO | SAN LORENZO