LAZER

Caminhada em Camburi vai marcar campanha Outubro Rosa

A concentração será em frente ao píer de Iemanjá.

Em 19/10/2018 Referência JCC - Secom PMV

André Sobral

A caminhada "Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida" vai marcar a campanha de prevenção ao câncer de mama, neste domingo (21), a partir das 8h30. A concentração será em frente ao píer de Iemanjá, na praia de Camburi, e seguirá em direção à avenida Adalberto Simão Nader.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) darão apoio ao evento, que é organizado pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

Em Vitória, as mulheres podem marcar consultas com ginecologistas nas suas unidades de referência ou através do agendamento online para ajudar na prevenção.

As moradoras de Vitória também podem realizar a detecção precoce do câncer de mama ao se consultarem e serem examinadas por médicos ou enfermeiros nas unidades de saúde.

Para rastreamento e diagnóstico, o município oferta, ainda, os exames de mamografia e de ultrassonografia, que é complementar (caso indicado). Eles são importantes para detecção do câncer de mama na sua fase inicial.

Além disso, as equipes de saúde promovem ações de educação com orientações sobre como fazer o autoexame e identificar qualquer alteração nas mamas.