ESPORTE CAPIXABA

Capixabas vencem o Brasileiro de Enduro de Regularidades

A prova final do campeonato foi realizada dentro do Viana Adventure.

Em 24/07/2018 Referência JCC / Geiza Ardiçon

A final do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidades em Motocicletas terminou neste domingo (22) com três pilotos capixabas no lugar mais alto do pódio da competição. Jomar Grecco, Sandro Hoffmann e Késsia Tristão foram os grandes vencedores das categorias master, sênior e feminina. A etapa final do Campeonato Brasileiro foi realizada no sábado (21) e domingo (22) dentro da programação do Viana Adventure que contou também com as etapas do Campeonato Capixaba de Enduro e a prova de ciclismo Mountain Bike XCP.

O Campeão da principal categoria do Campeonato Brasileiro Enduro de Regularidades, o piloto de Pedra Azul Jomar Grecco, conquistou o tricampeonato na categoria master ao vencer a etapa realizada em Viana. Ele disse que levar o título em uma final realizada em seu Estado proporcionou uma sensação diferente das demais conquistas. “Não comecei o campeonato tão bem. Vinha de uma cirurgia e minha recuperação foi lenta. Soube aproveitar minha experiência e o resultado foi a vitória”, diz.

Outro capixaba destaque na final do Campeonato Brasileiro de Enduro, foi o multicampeão Sandro Hoffmann. Vinte anos após correr pela primeira vez na categoria sênior, ele saiu de Viana com seu 300º troféu de campeão da carreira. Aos 48 anos de idade, o piloto de Venda Nova é maior referência no esporte off Road do país. Mas engana-se quem pensa que mesmo com todas conquistas ao longo dos anos o piloto não pensa em aposentadoria.

“O esporte está no sangue! Enquanto eu tiver em condições de competir, estarei nas trilhas”, revelou.

No primeiro ano que o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidades em Motocicletas contou com a categoria feminina, o título inédito da competição ficou com a capixaba Késsia Tristão, que, também, alcançou o primeiro título nacional da carreira. No Campeonato Capixaba de Enduro, Késsia é destaque ao concorrer na categoria novato, sendo a única mulher na disputa.

“Ser a primeira mulher a vencer o Campeonato Brasileiro me deixa muito feliz e espero atrair mais meninas para competição nos próximos anos. Meu foco agora é todo para Campeonato Capixaba”, diz.

O evento foi organizado pelo Trail Clube Viana com apoio da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Capixaba de Motociclismo (FECAM) e Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC). De acordo com o presidente da Trail Clube Thiago Casagrande, a competição foi dentro do que os pilotos esperavam o que mostra que Viana entrou definitivamente no roteiro nacional de enduro de regularidades  

Para o prefeito Gilson Daniel, um evento com o porte do Viana Adventure projeta o nome do município para o país, o que pode trazer benefícios para vários segmentos da economia de Viana.

“O Viana Adventure movimentou os comércios em torno da sede, as pousadas receberam turistas e pilotos de todo país e seus familiares. Esperamos nos próximos anos trazer ainda mais turistas para conhecer o que nossa cidade têm a oferecer”, finalizou.

Food Truck

Além das competições de Enduro de Regularidades em Motocicletas e da prova de Ciclismo o Viana Adventure foi palco do 5º Encontro do Food Truck. No sábado (21) e domingo (22), os visitantes e os pilotos saborearam as delícias como porções de frango com fritas, churrasquinho, caldo de cana, hambúrguer gourmet e várias outras delícias. A trilha sonora do evento ficou por conta da dupla sertaneja João Felipe e Rafael e Bruno Havengar.

(Foto: Adeyson Siqueira - Secom/PMViana)