Centro de Educação Ambiental desenvolve projetos online

A equipe do CEA Mata Paludosa, que está localizado no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) .

Em 08/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam/PMV

Serão cerca de 286 alunos das três escolas envolvidos nas atividades.

Três escolas de Vitória já deram início aos trabalhos de educação ambiental em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa, da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). As atividades, idealizadas e organizadas pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, tiveram início no mês passado e serão desenvolvidas de forma online até o fim de maio, junto a professores e alunos.

A equipe do CEA Mata Paludosa, que está localizado no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa, em Jardim Camburi, elaborou as atividades com professores e pedagogos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo e das escolas Crescer PHD e Monteiro, a partir dos cardápios de aprendizagem dos Projetos Água, Mata Paludosa e Vitória Cidade Limpa.

Serão cerca de 286 alunos das três escolas envolvidos nas atividades. Na quarta-feira (07), teve início a realização do Projeto Vitória Cidade Limpa por meio de palestra sobre a destinação e acondicionamento adequado dos resíduos com os alunos dos quintos anos A e B vespertino da Escola Monteiro, localizado na Enseada do Suá.

Já o Projeto Água teve início em março, com as escolas Crescer PHD e EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo e será finalizado neste mês de abril. O Projeto Mata Paludosa segue até o fim de maio, assim como o Vitória Cidade Limpa.

A educadora ambiental Osneia Peccoli explica que, dentre as atividades desenvolvidas, estão a realização de palestra, diagnósticos, desafio do conhecimento e apresentação de vídeos. As escolas já são parceiras e já realizaram outros processos educativos em anos anteriores.

“Mesmo no momento que estamos vivendo, as parcerias estão se efetivando, e poderemos continuar a proporcionar momentos fundamentais de aprendizagem, que envolverão não somente os alunos, mas, também, seus familiares, para que, assim, possam participar dos projetos de educação ambiental. É uma forma dos familiares se apropriarem de conhecimentos e informações, que serão fortes alicerces para mudança de hábitos e atitudes que venham a possibilitar a aquisição de valores necessários e urgentes em prol do meio ambiente”, explica Osneia.

“Os Centros de Educação Ambiental promovem processos de educação ambiental, possibilitando, assim, a aquisição de valores, saberes, conhecimentos, hábitos e atitudes que contribuem para a participação cidadã do indivíduo na construção de uma Vitória sustentável”, destaca a Gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Forger, destaca que, mesmo com as limitações naturais da pandemia, a Semmam, por meio da Gerência de Educação Ambiental, se estruturou para levar conteúdo de qualidade aos alunos das escolas. “A questão ambiental é de importância vital para a nossa sociedade, e é nosso dever ensinar sobre a necessidade da preservação às novas gerações”, destaca.

Projetos

O Centro de Educação Ambiental da Mata Paludosa desenvolve os seguintes projetos:

Praia Limpa: o objetivo é sensibilizar os participantes em relação à importância da qualidade do ambiente praial, propiciando o engajamento e a participação para o exercício da cidadania ambiental.
Vitória Cidade Limpa: esse projeto visa à mudança de hábitos, atitudes e valores quanto ao acondicionamento, à segregação e ao descarte adequado dos resíduos.

Mata Paludosa: nesse projeto, os participantes poderão conhecer sobre o ecossistema da Mata Paludosa, sua importância, características e biodiversidade e conhecer o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Pludosa (antigo Parque da Fazendinha), onde se encontra o CEA.

Guarda Responsável para Animais Domésticos: sensibilizar a população quanto aos direitos, deveres, hábitos e condutas dos tutores em relação aos animais domésticos e aos direitos desses animais.

Projeto Água: sensibilizar sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água, de modo a assegurar para atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no planeta. (Com informações da Secom/PMV)

TAGS:
TECNOLOGIA   |   CARRO   | DADOS   |   CIÊNCIA   |   MOTOR   |   LABORATÓRIO   |   ELÉTRICO   |   USP