TEMAS GERAIS

China "lamenta" entrada de balão no espaço aéreo dos EUA

Quinta (2), o Pentágono informou a presença de um balão espião chinês sobrevoando o país.

Em 03/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Chase Doak / AFP

Segundo porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, trata-se de uma aeronave civil usada para fins científicos, principalmente meteorológicos.

A China "lamentou", hoje, a entrada "acidental" de uma "aeronave civil" não tripulada no espaço aéreo dos Estados Unidos, depois que o Pentágono disse ter detectado um balão espião chinês sobrevoando seu território.

"Esta é uma aeronave civil usada para fins científicos, principalmente meteorológicos" e "procedente da China", disse um porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, em um comunicado.

"O lado chinês lamenta a entrada acidental da aeronave no espaço aéreo dos Estados Unidos, devido a uma força maior", acrescentou.

Na quinta-feira (2), o Pentágono informou a presença de um balão espião chinês sobrevoando o país. De acordo com um funcionário de alto escalão da Defesa, o objetivo do dispositivo era "a vigilância".

A pedido do presidente Joe Biden, o Departamento da Defesa considerou derrubar o balão, mas desistiu por causa dos potenciais riscos para as pessoas no solo, disse a mesma fonte sob condição de anonimato.

"Afetada por ventos do oeste e com capacidade limitada de autocontrole, a aeronave se desviou muito de sua trajetória planejada", disse o porta-voz da diplomacia chinesa.

"O lado chinês continuará se comunicando com os Estados Unidos e administrando adequadamente esta situação inesperada causada por força maior", acrescentou.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou, nesta sexta, que adiou uma visita programada a Pequim, devido ao incidente do balão. (Por AFP)

Leia também:

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular e internet
Alemanha autoriza envio de tanques Leopard para Ucrânia
Busca por autenticidade coloca aplicativos de paquera em xeque
Morre a jornalista Glória Maria, nesta quinta-feira (2) no RJ
Retirada de garimpeiros ilegais da TI Yanomami é prioridade
Uber suspende serviço de moto na cidade de São Paulo
Mercado da tecnologia continua aquecido, apesar das demissões
Aneel mantém bandeira tarifária verde para mês de fevereiro
Jogo entre Vasco e Volta Redonda terá ônibus de reserva
Ibiraçu vira campo de filmagem para um documentário
Relatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas

TAGS:
CHINA | ESTADOS UNIDOS | BALÃO | PENTAGONO | AERONAVE CIVIL