CIDADE

Chuva forte volta a atingir Santa Catarina e causa deslizamentos.

Desmoronamentos ocorreram em pelo menos sete cidades.

Em 05/11/2015 Referência JCC

A chuva voltou a cair forte em Santa Catarina entre esta quarta (4) e quinta-feira (5). Pelo menos sete municípios do estado registraram prejuízos. Em Joinville, cinco pessoas de uma família foram desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil, na maior cidade do estado foram registrados alagamentos e deslizamentos em estradas. A casa de uma família foi afetada por desmoronamento, e cinco pessoas precisaram sair do local. Também no Norte do estado, na região de Pedra de Amolar, em Corupá, foram registrados diversos deslizamentos.

Em Jaraguá do Sul, foram interditadas sete casas no bairro Amizade. As famílias foram notificadas dos riscos e orientadas a saírem do local. De acordo com o secretário de Defesa Civil da cidade, Leocádio Neves e Silva, foram contabilizadas diversas quedas de árvores.

A estrada que liga Jaraguá do Sul à cidade vizinha de Campo Alegre, conhecida como Ribeirão Manso, com extensão de 100 metros, foi inteiramente bloqueada pelo deslizamento de um morro com altura de aproximadamente 30 metros. Agora, a ligação entre as duas cidades só pode ser feita pela BR-280.

Grande Florianópolis
Em Santo Amaro da Imperatriz, um deslizamento, que já havia sido controlado no dia 21 do mês passado, novamente atingiu uma residência, condenando a edificação. A família que morava no local deixou a casa na primeira ocorrência.

Em Palhoça ocorreram dois deslizamentos também em estradas.

Vale do Itajaí
Em Rio do Cedro, 450 estudantes estão sem aula por conta dos deslizamentos e cortes em estradas que impedem o tráfego na região. Na cidade de Ilhota, 32 estudantes estão sem acesso à uma escola do interior do município por conta das condições da estrada.

Volume de chuva
Na maior parte das cidades, os volumes acumulados de chuva variaram entre 20 e 30mm, com pontos de 40mmm em Florianópolis e 40 a 60mm no Sul do estado e em Garuva, no Norte, na quarta-feira

"A cidade que mais teve chuva nesse período foi Joinville, onde tivemos 96mm, bem próximo dos 150 a 170mm normais na cidade durante um mês de novembro", diz o meteorologista Leandro Puchalski.

Chuva acima do normal em novembro
De acordo com Puchalski, há previsão de dias de sol ao longo do mês de novembro "mas ainda nada definitivo e com uma sequência grande de dias, já que a previsão é que tenhamos chuva acima do normal de novembro, devido a influência do El Niño", finaliza.

Fonte: G1