SAÚDE

Clínica particular do ES vai receber mais de 10 mil vacinas contra gripe.

Doses foram compradas para 6 estabelecimentos de uma central particular.

Em 21/06/2016 Referência JCC

Uma central de vacinação particular da Grande Vitória, no Espírito Santo, vai receber um lote com mais de 10 mil vacinas contra a gripe H1N1 na próxima semana. O Centro de Vacinação da Praia (CPV Vacinas), que vai oferecer as doses, possui seis estabelecimentos na região, localizados em Vila Velha, Cariacica, Serra e Vitória. Outras clínicas do estado ainda não têm perspectivas de adquirir mais doses da vacina.

A perspectiva de um dos proprietários do CPV Vacinas, o médico infectologista Paulo Peçanha, é disponibilizar as doses nas quatro cidades. “Nós adquirimos um lote de 10 mil vacinas que deve chegar na próxima semana. A nossa expectativa é ter as doses disponíveis em todas as nossas unidades”, disse.

Mesmo que a população estivesse disposta a desembolsar algo em torno de R$ 130 durante quase toda a campanha de vacinação nacional, pacientes que buscavam vacinas contra a gripe H1N1 em clínicas particulares da Grande Vitória continuavam com dificuldades de encontrar o medicamento.

Na rede pública, o Espírito Santo recebeu 150 mil novas doses, no início de junho, para distribuir entre os municípios.

Na última semana, Vitória, Cariacica, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá solicitaram mais vacinas por meio do excedente estratégico do estado, que conta com 24 mil unidades do medicamento.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até a tarde desta segunda-feira (20), nenhum outro município havia solicitado novas vacinas. O excedente da Sesa é direcionado para crianças de seis meses a cinco anos de idade e gestantes.

De acordo com o último boletim epidemiológico da doença, na semana passada, 37 pessoas já morreram no Espírito Santo por conta da gripe H1N1.

Entre 3 de janeiro e 11 de junho, a secretaria recebeu 691 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Deste total, 183 casos da supergripe foram confirmados por exames laboratoriais. A Sesa deve divulgar um novo boletim atualizado nesta terça-feira (21).

Fonte: g1-ES