TEMAS GERAIS

Cobradores do Transcol voltam a atuar nos coletivos dia 14

Sistema Transcol vai passar a contar novamente com atuação dos cobradores nos coletivos

Em 01/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

Os cobradores vão atuar somente nos coletivos sem ar-condicionado, de segunda a sexta-feira, nos horários de pico, conforme explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. 

Com um formato diferenciado, o Sistema Transcol vai passar a contar novamente com a atuação dos cobradores nos coletivos. A partir do dia 14 de fevereiro, cerca de 1.200 profissionais retornam as suas atividades nos ônibus, fazendo a recarga do CartãoGV, via cartões de crédito e débito. O pagamento em dinheiro nos coletivos continua suspensa. 

Outra mudança é que os cobradores vão atuar somente nos coletivos sem ar-condicionado, de segunda a sexta-feira, nos horários de pico, conforme explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. 

"É um novo formato, utilizando a tecnologia. Eles vão atuar como mais uma opção de recarga para facilitar ainda mais o dia a dia dos passageiros, além de toda rede de parceiros, autoatendimento, lojas e aplicativos que também continuam fazendo a recarga", destacou Damasceno. 

A rede de recarga do CartãoGV conta com mais de cem pontos. São eles: pelos aplicativos Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim+; nas máquinas de autoatendimento (ATMs) instaladas nos shoppings; no Masterplace Mall; no Aeroporto de Vitória, Rodoviária de Vitória e nos terminais de integração. Nesses últimos também é possível recarregar nas roletas, com os agentes de vendas e nas lojas do GVBus. Há ainda os estabelecimentos parceiros, como farmácias, lojas e outros tipos de serviço, localizados em pontos estratégicos e de maior demanda, além do MobiGV, a van itinerante. 

Requalificação

Durante o período em que permaneceram afastados, os cobradores receberam os salários e benefícios integralmente e em dia. Uma parte da categoria, entretanto, foi reaproveitada em outras funções dentro das próprias empresas ou aderiu ao Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Dos cobradores que integravam o Sistema Transcol em 2019, mais da metade (60%) foi contemplada pelo acordo que prevê a requalificação, assumindo novas funções no próprio sistema ou aderindo ao Plano de Demissão Voluntária. 

Além das requalificações promovidas pelo Sistema Transcol e do PDV, a categoria teve a oportunidade de participar do Programa CNH Requalifica, lançado em 2021, pelo Governo do Estado, por meio da Semobi e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). 

A iniciativa, exclusiva para cobradores do Transcol, permite que esses profissionais obtenham a habilitação (Categoria A, B ou AB), a fim de aproveitarem novas oportunidades de requalificação dentro ou fora do Sistema. A previsão é de que sejam concedidas 1.500 CNHs até o fim de 2022. (As informações são da Semobi)

Leia também:

Jovem acorda com a barriga aberta em praia de Guarapari
Chuvas causam 24 mortes nos últimos dias em São Paulo
Coreia do Norte dispara míssil mais potente desde 2017
Deslizamento de terra mata três pessoas na Grande São Paulo
12 capitais estão aptas a receber novas redes de internet 5G
Boate Kiss: após 9 anos, os familiares veem início de justiça
Dez fatos sobre o campo de concentração de Auschwitz
Resolução detalha avaliação psicológica para porte de arma
Detran lança sistema de agenda para serviços presenciais
MPMG acompanha situação de barragens, diz procurador-geral

TAGS: 
TRANSCOL | COBRADORES | ÔNIBUS | CARTÃO GV | COLETIVOS