CIDADE

Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em Viana (ES) está no Inoves 2015

A proposta é proporcionar qualidade de vida aos catadores e suas famílias.

Em 26/11/2015 Referência JCC

Prestes a completar um ano, o Projeto Recicla Viana, iniciativa que trabalha a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e do Óleo Vegetal Usado no município, tem um bom motivo para comemorar o primeiro aniversário: ele é um dos 13 finalistas do município ao Prêmio Inoves 2015, concorrendo na categoria Inclusão Social. Elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semdes), desde dezembro de 2014, por meio dele, a Prefeitura de Viana trabalha para modificar as práticas de descarte incorreto de resíduos que degradam o meio ambiente e geram custos aos cofres públicos.

A proposta é proporcionar qualidade de vida aos catadores e suas famílias, preservar os solos e recursos hídricos, desenvolver hábitos sustentáveis e contribuir para a implantação da educação ambiental por meio de cursos, oficinas e eventos. “Para colocarmos o Recicla Viana em prática foi necessário construir um galpão de triagem, instalar pontos de coleta do óleo, implantar postos de entrega voluntária e trabalhar a Educação Ambiental no município”, comentou a subsecretária de Meio Ambiente Giselle Cypreste Guimarães.

Para a coleta do óleo usado, a Prefeitura oferece seis locais fixos de recolhimento e um local móvel. A entrega do produto pode ser feita no Centro do Empreendedor, na Avenida Vitória, 19, em Marcílio de Noronha, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – Vale do Sol, Marcílio de Noronha, Campo Verde e Viana Sede, e no prédio central da Prefeitura de Viana, na Sede. Também um ponto móvel é disponibilizado na Unidade do Projeto Empreendedor Legal, que percorre vários bairros do município.

De janeiro a junho foram recolhidos 384,05 litros de óleo. “O produto é entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi), que o vende a empresas que fazem o beneficiamento do material”, contou a subsecretária.

As escolas e as empresas do município têm aberto às portas e convidado a equipe para ministrar palestras de conscientização e divulgação do projeto, semeando um contato e participação dos estudantes e trabalhadores com os temas inovadores.

O Projeto Recicla Viana tem embasamento no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) N°. 614/2011, que firma Termo de Ajustamento de Conduta que entre si celebram o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Viana, no Decreto Nº 014-S/2013, que institui o Comitê Deliberativo da Gestão Municipal dos Resíduos Sólidos para elaborar e acompanhar a implantação das ações destinadas à execução do Plano de Resíduos Sólidos. O projeto se fundamenta ainda no Decreto Nº 012-S/2013, que dispõe sobre o Programa Municipal de Coleta, Reciclagens de óleos e gorduras usadas de origem vegetal e animal, no âmbito do Município de Viana.

Para o desenvolvimento do Recicla Viana, a Semdes tem a parceria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Viana (ASCAMAVI), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Renda e Cidadania (SEMARC), da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Administração (Semad), e da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Secom/Viana