ESPORTE CAPIXABA

Com Loco Abreu, campeonato capixaba começa em fevereiro

Contratado pelo Rio Branco-ES, atacante será a grande atração da competição.

Em 17/01/2019 Referência JCC - José Renato Campos/Globo Esporte

Divulgação/Ícone Sports

O amante do futebol capixaba terá que aguardar mais alguns dias para poder ver os clubes em ação pelo Campeonato Capixaba 2019. Nos últimos anos, a competição sempre teve o seu pontapé inicial dado em meados de janeiro, seguindo orientação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, em decisão tomada pelas 10 equipes participantes, e com aval da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), o estadual deste ano terá início apenas no dia 31 de janeiro.

A fórmula de disputa do Campeonato Capixaba 2019 sofreu uma alteração em relação as duas últimas edições. O estadual continua com 10 clubes, que jogam entre si em turno único na primeira fase e os dois últimos colocados são rebaixados. A mudança, entretanto, ficou por conta do número de classificados para a fase decisiva: ao invés de quatro, oito equipes se classificam para o mata-mata.

A edição de 2019 do Campeonato Capixaba contará com o retorno de dois clubes centenários: Estrela do Norte e Rio Branco-ES. O primeiro, campeão em 2014, retorna à elite do futebol capixaba após dois anos na Segundinha; o segundo, maior campeão do futebol local, com 37 conquistas, vai em busca de mais uma taça com o reforço internacional do atacante uruguaio Loco Abreu.

Atlético-ES

Com apenas cinco jogadores do time que ficou com o vice-campeonato da Copa ES 2018, o Atlético Itapemirim vem para 2019 com um elenco bastante renovado e com um "novo-velho" treinador. Charles de Almeida retorna ao clube após quatro anos.

Castelo

O Castelo terminou a última Série B do Capixaba na quarta colocação, sem conseguir o acesso. Porém, o Espírito Santo desistiu de participar do Estadual deste ano, abrindo uma vaga para o Aracruz, terceiro colocado, que prontamente recusou. O Castelo, no entanto, aceitou a vaga e confirmou a participação na competição. Para a disputa do torneio, o Telo anunciou a contração de peças que já atuaram pelo clube, destaque para o goleiro Breno Gobbi e o volante Paulinho Tevez.

Desportiva Ferroviária

A Desportiva Ferroviária trouxe Fabiano Rossato, técnico do último título capixaba do clube, para comandar a equipe no Estadual. Além da chegada do novo treinador, a diretoria grená promoveu uma grande reformulação no seu elenco e apostou em nomes desconhecidos do seu torcedor, como o volante Pepe, o meia-atacante Diego Maceió e o atacante Deyverson. A saída mais notável é a do goleiro Felipe, que estava no clube desde 2012.

Estrela do Norte

Retornando à elite do futebol local após dois anos, o Estrela do Norte trouxe Orlando da Hora para ser o treinador do clube no Campeonato Capixaba 2019. O Alvinegro do Sul iniciou a sua preparação para o Estadual ainda no ano passado. A equipe alternou treinos no Sumaré, seu próprio estádio, e na cidade de Marataízes, município próximo a Cachoeiro de Itapemirim.

Real Noroeste

A ótima campanha na edição passada do Campeonato Capixaba rendeu ao Real Noroeste o vice-campeonato. Para esta temporada, a diretoria dos Merengues Capixabas aposta num time muito diferente do ano passado, formado por muitos atletas da base do clube. A jovem equipe será comandada pelo técnico Duzinho.

Rio Branco VN

O Rio Branco VN entra na competição com muitas mudanças em relação ao time que chegou à semifinal do Estadual no ano passado. A reformulação também ocorreu fora das quatro linhas. Rafael Soriano será o técnico dos Polenteiros em 2019. Junto do novo treinador, peças de sua confiança chegaram à equipe: casos dos zagueiros David e Rafael Olioza e dos volantes Gean Miller e Vinicinho.

Rio Branco-ES

Maior campeão do Estadual, com 37 títulos, o Rio Branco-ES está de volta à primeira divisão local. E em seu retorno, o clube centenário mexeu com o futebol capixaba ao trazer o atacante uruguaio Loco Abreu. O jogador que brilhou com as camisas do Botafogo e do Nacional-URU terá a companhia de outros bons jogadores locais, como os meias Ronicley e João Paulo, e o atacante Edu, além de jovens promissores. Caco Espinoza será o treinador da equipe.

Serra

Atual campeão, o Serra entra na competição mantendo a base da equipe que conquistou o Estadual, em 2018, e se reforçando com jogadores de renome no futebol local, e alguns atletas de fora do Espírito Santo, como os meias Diego Noronha e Guilherme Pitty. Para o comando técnico, a diretoria do Tricolor Serrano apostou em Cleiton Marcelino, que teve bons trabalhos à frente do Espírito Santo e Atlético-ES.

Tupy-ES

O Tupy-ES aposta em jogadores identificados com o clube para tentar realizar uma boa campanha no Estadual. O destaque fica para o experiente centroavante Lambiru, que mais uma vez será o homem de referência do Índio Guerreiro na competição. Além dele, outras peças conhecidas do torcedor compõem o elenco: o goleiro Geo Benha, o zagueiro Douglas e os meias Caio Poletti e Jean Sá.

Vitória-ES

O centenário Vitória chega ao Estadual deste ano credenciado com o título da última Copa Espírito Santo. O time de Bento Ferreira mudou de comando técnico, com Wesley Martinelli voltando à função de preparador físico e tendo a chegada de Cláudio Roberto Silveira. O clube manteve boa parte do elenco campeão, entre eles o goleiro Harrison, o volante Rodrigo César e o atacante Nilo.