ESPORTE INTERNACIONAL

Comitê Rio 2016 apresenta Tocha dos Jogos Paralímpicos.

Evento terá início em 1º de setembro e terminará em 7 de setembro, no Rio de Janeiro.

Em 12/12/2015 Referência JCC

O Comitê Rio 2016 apresentou nesta sexta-feira (11) a Tocha dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em evento realizado no Rio de Janeiro. O revezamento da Tocha Paralímpica passará por seis cidades, nas cinco regiões do país: Belém, Natal, Brasília, Joinville, São Paulo e Rio de Janeiro.

O revezamento da Tocha Paralímpica será mais curto do que o da Tocha Olímpica, pois compreenderá o período de transição entre os Jogos Olímpicos (encerrados em 21 de agosto) e os Jogos Paralímpicos.

No total, 700 pessoas conduzirão a Tocha Paralímpica durante o revezamento pelo País. Cada uma percorrerá cerca de 200 metros com o símbolo dos jogos e a previsão é de que em cada cidade o evento dure entre 6 e 8 horas.

Um dos maiores atletas paralímpicos do Brasil em todos os tempos, o nadador Clodoaldo Silva foi um dos atletas presentes na cerimônia de lançamento do Revezamento da Tocha Paralímpica.

"Eu já vivi isso aqui duas vezes aqui no Brasil, quando houve os Jogos Parapan-Americanos (em 2007), em tive a oportunidade de conduzir a tocha lá em Natal e aqui, no Rio de Janeiro. E em 2012, nas Paralimpíadas de Londres, eu tive a honra de, durante a abertura das Paralimpíadas, ter conduzido a tocha. É uma emoção diferente. Eu me preparo para treinar, para competir com um estádio lotado, mas não treino para conduzir a tocha. É algo indescritível. Se você me perguntar o que é mais prazeroso, ganhar medalha de ouro ou conduzir a tocha em uma Olimpíada ou Paralimpíada eu não vou saber responder, porque as emoções são diferentes e são muito boas", ressaltou o nadador.

Desenho

A Tocha Paralímpica foi desenhada seguindo os mesmos conceitos da Olímpica. Para os Jogos Paralímpicos, o objetivo foi permitir aos condutores cegos ou com comprometimento de visão uma experiência tátil do objeto e do que ele representa: a cidade do Rio de Janeiro.

As cores internas variam em tons de laranja (as mesmas da marca dos Jogos Paralímpicos) e os relevos das cinco linhas de recorte da Tocha Paralímpica representam, nas palavras de Marcos Lima, especialista em integração paraolímpica do Comitê Rio 2016, que é cego, "a cidade do Rio, do chão ao céu", com simbologias que vão desde o calçadão de Copacabana até o Pão de Açúcar e outras montanhas da capital fluminense.

Outro ponto de destaque da Tocha, que pesa 1,7 quilo, são as inscrições em braile, "Tocha dos Jogos Paralímpicos Rio 2016", além dos valores paraolímpicos, que são quatro: "Coragem, determinação, inspiração e igualdade".

Acessibilidade

Presente à cerimônia de lançamento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou o papel de mudança que os Jogos Paralímpicos representaram na capital fluminense, ressaltando que tanto o Rio quanto o Brasil ainda estão muito atrasados na questão de acessibilidade apesar de o País tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência.

"Tenho certeza de que o paralimpismo brasileiro vai mais uma vez dar show, com fez nos Jogos Parapan-Americanos. Mas o papel tem que ser outro que não só a celebração ou a atividade esportiva. O Rio é um exemplo do mau exemplo que o Brasil ainda tem na questão da acessibilidade. Durante muito tempo o País deixou de lado e não considerou nas suas políticas públicas medidas de acessibilidade", afirmou Paes.

"Isso vai estar muito destacado aqui no Rio de Janeiro. Por mais que a gente saia para um patamar melhor em razão das intervenções urbanísticas que a gente faz para as Olimpíadas e Paralimpíadas levando em consideração essa questão da acessibilidade, nós ainda estamos aquém daquilo que seria uma cidade que pudesse ser considerada acessível e isso deve envergonhar a todos. E as Paralimpíadas são uma oportunidade não só para essa celebração, não só para para ganhar medalhas, mas também para chamar atenção para isso", declarou o prefeito.

Fonte: Brasil 2016