GASTRONOMIA

Concurso de Chefs e Rodada de Negócios marcam segundo dia do Salão Sabores.

Evento chega em sua 16ª edição e será no Hotel Golden Tulip Porto Vitória.

Em 29/08/2016 Referência JCC

Com o tema central “Declare seu amor pelo Espírito Santo através da gastronomia”, o segundo dia do Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo, o Salão Sabores, traz aos participantes no dia 30 de agosto o que há de mais moderno do mundo gastronômico por meio de aulas show e exposição de produtos e serviços.

Nas aulas show, o evento conta com a participação dos Chefs Carol Cicone, de Vitória, com o tema “Sandubas Clássicos com Sabores Capixabas; Gustavo Corrêa, de Vitória, com o tema “Cheiro de Mar”; Cecília Cunha, de Domingos Martins; com o tema “Do mar à Montanha Capixaba”; Paulo Gaudio, de Vila Velha, com o tema “A Cozinha Espanhola se Curva aos Ingredientes Capixabas” e Marcos Livi, de São Paulo, com o tema “Declarei o meu Amor pelo Rio Grande do Sul Através da Gastronomia”.

Sanduíches

A marca do evento é a utilização dos ingredientes capixabas, e os sanduíches produzidos por Carol em sua aula show serão apresentados com este toque do Espírito Santo, às 14h. Proprietária do Food Truck “Hasta la Pista”, em Vitória, a Chef traz a experiência dos alimentos típicos deste tipo de lanchonete.

Os queijos e os cogumelos das montanhas espírito-santenses serão os ingredientes capixabas contemplados para participar dos sanduíches de Carol na aula show, que a chef afirma ser um prato simples e prático de se fazer, pois podem ser aproveitados tanto para vender, quanto para consumo próprio.

O mar capixaba

Frutos do mar serão apresentados às 15h com muito zelo e capricho pelo Chef Gustavo Corrêa, do Cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória. Levando para a mesa o seu amor pelo oceano, Gustavo preparará combinações com peixes e camarões pescados nos mares capixabas. “A ideia é extrair dos crustáceos seus aromas, cores e sabores com a finalidade de manter uma relação de inspiração com os alimentos”, afirma.

Montanhas

Também com a finalidade de apresentar o universo dos frutos do mar, a Chef Cecília Cunha, do Restaurante Alecrim, em Domingos Martins, traz um diferencial: a junção das riquezas do mar com o sabor das montanhas capixabas, que será representada através de um prato de entrada e um prato principal, às 16h.

Segundo Cecília, a proposta é abrir o paladar do capixaba a novas experiências sem fugir do que o público já está acostumado. “Eu quero mostrar que é possível pegar pratos tradicionais e deixá-los diferentes, propondo ingredientes novos na mesa e minha expectativa é que todos possam saborear e aderir posteriormente”, diz.

Espanha no ES

Indo um pouco mais longe, o evento entra no universo da culinária espanhola com o Chef Paulo Gaudio, da Universidade Vila Velha (UVV), às 17h. Ele trará uma entrada chamada ‘tapa de madrid’ e o prato principal ‘rabo de touro’, um prato tradicional espanhol e que em geral é feito com marinada de vinho tinto, porém será substituído pelo fermentado de jaboticaba, tipicamente produzido em Santa Teresa, região serrana do Estado.

A expectativa de Paulo é que os presentes no evento possam saborear um prato estrangeiro sem perder o sabor do Estado. “O evento traz esta experiência interessante de poder trabalhar os pratos podendo modificar os ingredientes, mas sempre respeitando a técnica”, completa.

Rio Grande do Sul

Riquezas saborosas de outros Estados também ganharão espaço no Salão Sabores. O Chef Marcos Livi, de São Paulo, vai apresentar em sua aula show todo o seu amor pela culinária do Rio Grande do Sul montando um “Boliço”, apelido dado pelos gaúchos para bares de beira de estrada, às 18h.

Queijos embutidos, charque, ervas e azeites vindos do Sul serão cozidos durante a aula com direito a degustação, conectando o capixaba com a culinária da região.  Para o Chef, o que lhe faz feliz é a possibilidade de troca e conhecimento da culinária capixaba. “Os participantes podem esperar uma apresentação democrática, vou passar receitas de forma simples e afetiva. Os capixabas terão vontade de conhecer o Sul do país”, reforça.

Concurso

Além das aulas show, o segundo dia do evento terá o concurso “Chefs do Sabores”, realizado na Arena Show do Salão Sabores, a partir das 19h30. Participarão duplas representantes das Instituições de Ensino de Gastronomia do Espírito Santo ou um profissional associado das entidades representativas dos setores de gastronomia e hotelaria (SINDBARES e ABIH-ES).

Rodada de Negócios

O segundo dia de evento também contará com a Rodada de Negócios, das 15h30 até às 18h30 no Auditório. A rodada é um dos instrumentos de mercado mais eficazes para a promoção de negócios, sendo o momento oportuno para os empresários e representantes presentes no Salão Sabores 2016 exporem suas demandas por produtos e serviços, e empresas que desejam ofertá-los, possam fazer acordo.

As propostas e ofertas serão apresentadas numa mesa de negociação individual e exclusiva durante o horário pré-agendado e tempo pré-determinado.

Inscrições

As inscrições para participar de toda a programação do Salão Sabores 2016 serão realizadas somente no local do evento, a partir do primeiro dia às 13h30. Estudantes de gastronomia das faculdades e universidades do Estado, que comprovarem matrícula por carteirinha, declaração, boleto ou equivalente, não terão custos. Assim como os empresários e profissionais ligados ao segmento que apresentarem cartão de visita, o convite ou o cartão do CNPJ da empresa.

Já os acadêmicos de outras áreas pagam valor de meia-entrada, mediante comprovação. Visitantes, convidados e gourmands mediante convite ou pagamento da inscrição: R$20 (inteira) e R$10 (meia com comprovante). O valor é referente à participação nos dois dias do evento.

Organizado pela Win Eventos, o Salão Sabores é uma realização do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-ES), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Espírito Santo (ABIH-ES).

SALÃO SABORES 2016

16º Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo

Data: 29 e 30 de agosto

Hora: das 13h30 às 23h (29 de agosto) e das 13h30 às 22h (30 de agosto).

Local: Hotel Golden Tulip Porto Vitória

Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória.

Inscrições: Inscrições no local do evento somente em dinheiro.

Fonte: Salão Sabores 2016