SAÚDE

Conheça cinco alimentos que ajudam a amenizar os sintomas da TPM

Nutricionista explica como chocolate 70%, linhaça e outros podem atuar como aliados.

Em 24/07/2018 Referência JCC - Eu Atleta (Foto: Divulgação)

São apenas três letras, mas a TPM, ou tensão pré-menstrual, pode atrapalhar muito a rotina de algumas mulheres e também das pessoas que as cercam nos dias que antecedem a menstruação. Cada uma reage de um jeito, mas os sintomas clássicos como dores, mau humor, irritação e inchaço atingem 80% das brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Mas passar por esse período não precisa ser tão difícil. De acordo com a nutricionista Marcela Mendes, a alimentação pode ser grande aliada e ajudar a amenizar os problemas relacionados à TPM.

- É através da alimentação que o corpo vai produzir as substâncias que fazem a mulher se sentir melhor (ou pior) nesses dias. A deficiência de certos nutrientes dá sinais que ficam mais claros no período pré-menstrual, por isso, ser adepta de um estilo de vida saudável e, sobretudo, ter uma alimentação balanceada, pode minimizar os seus efeitos adversos e tornar os sinais mais brandos - afirmou Marcela.

A nutricionista listou cinco alimentos que devem ser usados como “melhores amigos” das mulheres durante o período menstrual.

Confira abaixo:

Chocolate 70% de cacau

O chocolate ajuda a melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. A recomendação diária para obter os benefícios é consumir 30 gramas diariamente.

Linhaça

Pequena, mas poderosa, a semente de linhaça tem várias características interessantes. A primeira delas é ser uma das maiores fontes de ômega 3 e ser cheia de nutrientes, como fibras e outras substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças. Além disso, a semente tem em sua composição grandes quantidades de lignanas, um fitoestrógeno com ação similar ao estrógeno, que auxilia diretamente no combate aos sintomas da TPM. A indicação é consumir a linhaça durante as refeições ou em cápsulas.

 

Óleo de prímula

Óleo de prímula combinado com borragem formam uma combinação que auxilia na produção de substâncias com efeito anti-inflamatório, necessário na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. O óleo contribui ainda para diminuição da mastalgia (dor nas mamas) e pode ser encontrado em cápsulas.

Soja e derivados

Por conter isoflavonas e estrutura química similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino), a soja ajuda na prevenção e controle dos sintomas da TPM. Ela pode ser consumida de diversas formas: grãos, proteína texturizada, tofu, bebida de soja, farofas e cápsulas.

Chá de gengibre

Tem propriedade anti-inflamatória, auxiliando na diminuição dos sintomas da cólica. A indicação é consumir o gengibre cortado em sopas, ensopados e sucos, ou mesmo fazendo chás.