POLÍTICA INTERNACIONAL

Coreia do Norte lançou dois novos mísseis, diz Estado-Maior

Tela de televisão em estação ferroviária em Seul exibe as imagens de 17 de janeiro de 2022.

Em 17/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP

Pyongyang acelerou, nas últimas semanas, seus testes de armas, com o regime de Kim Jong Un buscando fortalecer as capacidades militares do país.

A Coreia do Norte lançou, nesta segunda-feira (17), dois novos projéteis – provavelmente mísseis balísticos, segundo Seul – em seu quarto teste de armas desde o início do ano.

Pyongyang acelerou, nas últimas semanas, seus testes de armas, com o regime de Kim Jong Un buscando fortalecer as capacidades militares do país – sujeito a pesadas sanções internacionais, enquanto recusa ofertas de diálogo dos Estados Unidos.

Os dois “mísseis balísticos de curto alcance” foram lançados de um aeroporto perto de Pyongyang nesta segunda-feira pouco antes das 09h00 (21h00 de domingo no horário de Brasília), e percorreram 380 km a uma altitude de 42 km, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Esses novos lançamentos ocorrem em um momento delicado para a região, com eleições presidenciais marcadas para março na Coreia do Sul, enquanto a China, único grande aliado da Coreia do Norte, se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno no próximo mês.

A frequência e variedade dos testes mostram que a Coreia do Norte está “tentando melhorar sua tecnologia e capacidades operacionais para realizar ações secretas, de maneira que outros países tenham dificuldades em detectar os sinais preparatórios de um lançamento”, comentou o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, em coletiva de imprensa.

“O notável desenvolvimento da tecnologia de mísseis da Coreia do Norte não pode ser ignorado, para a segurança do Japão e da região”, alertou.

A Coreia do Norte afirmou ter testado com sucesso mísseis hipersônicos, uma arma particularmente sofisticada, em 5 e 11 de janeiro, sendo o segundo lançamento supervisionado pelo próprio Kim Jong Un.

Os mísseis hipersônicos podem atingir cinco vezes a velocidade do som, ou mais. São mais rápidos e manobráveis do que os mísseis padrão, tornando-os mais difíceis de interceptar pelos sistemas de defesa, nos quais os Estados Unidos gastam bilhões de dólares.

Os Estados Unidos responderam, na semana passada, com novas sanções, o que Pyongyang chamou de “provocação”.

“Reação certa”

Se “os Estados Unidos adotarem tal atitude de confronto, a RPDC (República Popular e Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) será forçada a uma reação certa e mais forte”, advertiu um porta-voz do governo norte-coreano na sexta-feira.

Em seu plano de defesa para os próximos cinco anos, apresentado em janeiro de 2021, a Coreia do Norte citou os mísseis hipersônicos como sua prioridade número um, já que o diálogo com os Estados Unidos sobre seu programa balístico e nuclear permanece paralisado.

O país atravessa uma grave crise econômica, agravada pelas sanções e pelo fechamento de suas fronteiras em nome do combate à covid-19, e o regime “precisa apresentar algo aos norte-coreanos”, estima Cheing Seong-chang, do Centro de Estudos Norte-coreanos do Instituto Sejong.

Pyongyang procura impressionar a população com inovação militar, pois “ficou claro que o Norte terá que lutar no campo econômico”, acrescenta este analista.

Um trem de carga norte-coreano cruzou a ponte internacional sobre o rio Yalu no fim de semana passado e entrou na China, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap. Um evento que pode significar a retomada do comércio entre os dois países, suspenso desde o início da pandemia, há cerca de dois anos.

“O momento escolhido sugere que Pequim é mais do que cúmplice das provocações de Pyongyang”, estima Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha em Seul. Segundo ele, “a China apoia economicamente a Coreia do Norte e coordena com ela do ponto de vista militar”. (AFP)

Leia também:

UE tem muita sorte por ter Mattarella e Draghi, diz Macron
EUA responderá decisivamente se Rússia invadir Ucrânia
Política mundial: Os desafios da Alemanha na presidência do G7
Biden anuncia plano contra Ômicron e alerta não vacinados
Candidato da esquerda é eleito o novo presidente do Chile
China eleva tarifas sobre importações de carne suína em 2022
Joe Biden aprova estado de emergência por tornado nos EUA
Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz
Após a saída de Angela Merkel, Europa busca um novo líder
Powell, do Fed, vê persistência da inflação e riscos da covid-19

 TAGS:
 MÍSSEIS | COREIA DO NORTE | LANÇOU | PROJÉTEIS | TESTES