ESPORTE NACIONAL

Corinthians espera "nanicos", mas já cogita perder Alexandre Pato de graça.

Timão vê poucas chances de o atacante seguir no Chelsea e reza para que clubes menores da Europa.

Em 06/04/2016 Referência JCC

O gol e a boa atuação de Alexandre Pato na estreia pelo Chelsea contra o Aston Villa, no último sábado, em nada diminuíram a preocupação do Corinthians com o futuro do jogador. O Timão reza para que alguma proposta surja até o meio do ano, mas já admite perder o jogador gratuitamente.

Pato está vinculado ao Corinthians até o fim de 2016. Ou seja, a partir de julho, quando vence o acordo com o Chelsea, o atacante pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe e assim sair em janeiro de 2017. Se isso acontecer, o Timão não receberá nada pela negociação.

Essa possibilidade aumentou desde que o jogador retornou do empréstimo ao São Paulo, no fim de 2015. E por dois motivos: os clubes interessados investiriam bem menos na transação – o Timão aceita vender por 15 milhões de euros (R$ 62,8 milhões) –, e Pato ficaria com todo o dinheiro nas mãos como “luvas”.

Há uma corrente entre dirigentes do Corinthians que acredita que Pato e o empresário Gilmar Veloz estejam pensando exatamente assim. O jogador foi sondado por clubes brasileiros nos últimos meses, mas disse que a prioridade é seguir na Europa. No início do ano, ele rejeitou uma oferta milionária para atuar na China.

O Timão praticamente desistiu de esperar por uma oferta do Chelsea pela compra de seus 60% dos direitos econômicos – o restante pertence ao jogador. O atacante atuou apenas uma vez desde que foi contratado e não estaria nos planos do novo técnico do clube, o italiano Antonio Conte, segundo o jornal inglês “Daily Mail”.

A esperança alvinegra recai agora sobre os clubes de menor expressão na Europa. O Timão espera que Pato desperte o interesse de equipes emergentes e possa ser vendido nos próximos meses. A dificuldade faz o clube aceitar reduzir a pedida inicial, sobretudo para diminuir o prejuízo de quase R$ 41 milhões, valor que pagou para contratá-lo do Milan, no fim de 2012.

Uma alternativa, bem menos provável, seria Pato aceitar renovar o contrato com o Corinthians para ser emprestado novamente. O atacante, porém, rejeitou o pedido feito pelo presidente Roberto de Andrade no início do ano e dificilmente mudará de ideia agora, prestes a ficar livre.

Apesar de Tite abrir as portas, está praticamente descartada qualquer chance de Pato ser reintegrado ao elenco. O jogador já demonstrou que não pretende atuar pelo clube novamente. Além disso, a direção acredita que ele não seria bem aceito pela torcida.

Fonte: GE