SAÚDE

Correr mais rápido pode aumentar chance de sofrer lesões?

Mesmo com o objetivo de correr em maior velocidade não caia na tentação.

Em 22/01/2018 Referência JCC - Gustavo Luz (Foto:EuAtleta)

A prática regular da corrida fortalece a nossa estrutura física e orgânica, mas também desgasta, principalmente se você praticá-la em um nível alto de exigência. É uma relação simples e direta: quanto mais rápido você correr, melhor será a sua colocação na corrida e mais perto você ficará da possibilidade de se machucar. Quanto mais confortavelmente você correr, mais pessoas chegarão na sua frente e mais longe você ficará da chance de se lesionar. E qual a intensidade que você deve treinar para manter tudo em equilíbrio?

Se você busca desempenho, é interessante saber o quanto aquele resultado pretendido demandará de treino e como isso, consequentemente, vai afetar a sua vida. A sensação de terminar uma prova correndo rápido e chegar na frente da maioria das pessoas, fazendo parte daquele grupo de corredores que sai na foto da prova sozinho é muito boa. Mas fique atento, pois seu risco de lesão começa a aumentar.

Repare como a maior parte das pessoas que se machucam estava treinando bem. Talvez você tenha que prestar atenção em detalhes, isso tanto dentro quanto fora dos treinos. Mesmo com o objetivo de correr rápido e bem, não caia na tentação de exagerar. Treinar mais não significa que seja melhor, por isso, oriente-se com alguém de sua confiança e evite os “achismos”. E mais, não há atalhos, você vai ter que percorrer o caminho todo, exatamente como fazem os grandes campeões.

Mas se você busca a corrida para ter boa saúde e treinar por muitos anos (é possível correr até os 70, 80 anos), você tem menos preocupações imediatas na hora dos treinos. Sua corrida será, na maior parte das vezes, em ritmo relativamente confortável.

É interessante que você descubra a sua “onda”. E, a partir daí, deixar a corrida se tornar uma grande aliada na sua sensação de bem-estar. E talvez o mais importante seja discutir sobre as consequências da sua escolha para a longevidade atlética.

Talvez você não devesse se submeter a um ciclo de treinos para uma maratona (isso pode ser bem desgastante), ou talvez devesse trocar algum dia de corrida na sua semana por uma caminhada, já que o impacto é bem menor e você pode estar um pouco mais desgastado por conta do trabalho. E essa dosagem nos objetivos o deixa menos vulnerável a se machucar, e por consequência, um candidato a passar o ano todo sem precisar parar de treinar.