ESPORTE CAPIXABA

Demanda internacional por rochas movimenta economia Capixaba

Espírito Santo foi líder em produção e exportações de rochas ornamentais em 2018.

Em 04/02/2019 Referência JCC, Geandra Guerra

Divulgação

O ano de 2019 iniciou com perspectivas positivas para as exportações de rochas ornamentais brasileiras. Apesar do acumulado de 2018 ter fechado o ano abaixo do esperado, os meses de setembro a dezembro apresentaram resultados melhores que o mesmo período do ano anterior. Nesse cenário de aquecimento na curva das exportações, o Espirito Santo se prepara para receber na principal feira de mármore e granito das Américas, compradores de pedras naturais de mais de 46 países e atender à crescente demanda internacional pelo material brasileiro.

Feira de negócios para pedras ornamentais - Foto: Turismos e Serviços

Países como Estados Unidos, México, Itália e Canadá, mercados líderes que compõem a lista dos 5 principais importadores de rochas ornamentais do Brasil estão confirmados. Só os EUA representam, como destino, aproximadamente 62,4% das exportações brasileiras de mármore e granito.

Além desses, compradores de países como Colômbia, Argentina, Alemanha e Polônia também confirmaram a participação. Com isso, o Estado mira na diversificação dos mercados importadores, confiante na proximidade com os países latino-americano, além de enxergar nos mercados alemão e polonês promessa de bons negócios.

Busca por variedade

Com uma comitiva internacional de 20 empresas, empresários da Polônia anteciparam seu interesse na compra de chapas e blocos para 2019, direto com as empresas expositoras. Dados do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), identificaram uma ascensão na comercialização de pedras para o mercado polonês. Apesar do montante vendido ainda ser bem pequeno, de 2015 para 2018, as exportações para o país tiveram um crescimento de 67,4%.

E-COMMERCE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Algumas empresas confirmadas para a feira já possuem relações comerciais com empresários de pedras naturais, entretanto, a maioria sempre busca novas oportunidades de negócios e clientes potenciais. Os empresários informaram que precisam ampliar a oferta de produtos para seus clientes e a variedade de pedras naturais oriundas no Brasil é um grande atrativo. Eles destacaram, ainda, a procura pelo granito preto para o mercado de túmulos e setor de construção.

Mercado Árabe também confirma presença

O mercado árabe também aposta nas pedras capixabas. A Embaixada da República Árabe do Egito e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira estão confirmadas para esta edição. Elas buscam encontrar novas parcerias para que a relação países árabes-Brasil no setor de rochas ornamentais seja cada vez mais próxima.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Com uma economia forte e em franca ascensão, o mercado árabe é conhecido por suas grandes e luxuosas obras, sendo um parceiro comercial com grande potencial para o setor de rochas ornamentais brasileiras. De olho nesse mercado, as ações de divulgação das pedras naturais brasileiras têm se intensificado na região.

Diversificação de públicos atende à demanda internacional

Além dos compradores confirmados, um grupo de arquitetos americanos, convidados pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), dentro do projeto Brazilian Stones Original Design, em parceria com o evento, também estará presente na feira, de olho nas possibilidades de aplicação dos materiais, e nas inovações em pedras, texturas e acabamentos.

A iniciativa tem como objetivo estimular a demanda pelas rochas ornamentais brasileiras entre os especificadores de materiais, atingindo, assim, um novo nicho de mercado e alimentando a cadeia produtiva do setor.