TEMAS GERAIS

Depoimentos sobre tragédia de Brumadinho emocionam Harvard

Representantes dos familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho estiveram em Hervard.

Em 13/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Avabrum

Depoimentos dos familiares de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), ocorrido em 2019, causou comoção no evento “Extrativismo Predatório: As Maiores Catástrofes de Mineração do Brasil em um Contexto Global”, na Universidade de Harvard, Estados Unidos.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

No final da tarde de sexta-feira (12), representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (AVABRUM) deram seus depoimentos no evento “Extrativismo Predatório: As Maiores Catástrofes de Mineração do Brasil em um Contexto Global”, que aconteceu na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

>>Famílias de vítimas da tragédia em Brumadinho vão à Harvard

A presidente da AVABRUMAndresa Rodrigues, disse que tragédias como as de Brumadinho e de Mariana não são acidentes, lamentando o fato de ter perdido seu único filho, Bruno Rodrigues, na tragédia-crime da Vale em 2019.

“Tragédias como as de Brumadinho e Mariana não são acidentes. Barragens não se rompem da noite para o dia. Existem monitoramentos, especialistas, fiscalização. Porém, infelizmente, também existe a  falta de ética de muitos profissionais, sem falar da maquiagem que a empresa faz para esconder  todos os impactos desses crimes.”

Andresa Rodrigues perdeu seu único filho, Bruno Rodrigues, na tragédia-crime da Vale, ocorrida em 2019.

Quantas pessoas terão que morrer para que haja medidas eficazes de prevenção de tragédias como essas?”

Andresa Rodrigues e Alexandra Andrade foram a Harvard para participar dos painéis de debate do evento a convite do Centro David Rockefeller para Estudos Latinoamericanos. 

Catástrofes de mineração

O início do debate contou com a sessão comentada do documentário “Lavra”, que trata como as catástrofes de mineração moldaram o estado brasileiro de Minas Gerais e seus habitantes. Durante a ação, Andresa Rodrigues, além de impactar e emocionar o público com sua fala, também pediu 1 minuto de silêncio em memória e homenagens às 272 vítimas do colapso. 

A presidente da AVABRUM também falou sobre as bandeiras defendidas pela AVABRUM e a importância da presença dos familiares das vítimas de tragédias em espaços como a Universidade de Harvard.  

“É muito importante estar aqui. Fazer esse debate nesta universidade é uma forma de ajudar a luta dos familiares, e incentivar fiscalizações efetivas em todos os lugares ao redor do mundo. Precisamos formar profissionais que tenham além de conhecimento, responsabilidade com a vida. Profissionais que ao se depararem com negligências em seu local de trabalho possam fazer denúncias, sem se sentirem ameaçados. Em Brumadinho, com as apurações das investigações, ficou constatado que os profissionais sabiam do risco, mas mesmo assim nada fizeram.”

Mediação 

Mediado por Márcia Castro, professora de demografia, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard e diretora do Programa de Estudos do Brasil, ação também contou com comentários de  Denise Bebbington, professora Associada Pesquisadora, Sustentabilidade e Justiça Social. Com um público de cerca de 40 pessoas, o evento contou com a participação ativa da plateia, que pode direcionar perguntas para os painelistas. (Por Yasmin Marques e Viviane Raymundi/AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Ministro quer modernização de contratos com distribuidoras
STF valida incidência de PIS e Cofins sobre locação de bens
Viana registra queda significativa no número de roubos 
Governo abre 2 ações no STF contra leis estaduais sobre armas
Programa CNH Social 2024 já tem mais de 63 mil inscritos
Serra abre inscrições para casamento comunitário segunda (15)
DER-ES libera o trânsito no Km 15 da Rodovia ES-297, em Apiacá
Famílias de vítimas da tragédia em Brumadinho vão à Harvard
Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos

TAGS:
BRUMADINHO | BARRAGEM | VÍTIMAS | FAMÍLIAS | HARVARD | AVABRUM