CIDADANIA

Dia da Consciência Negra na ArcelorMittal Tubarão

São ações e reflexões sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

Em 13/11/2019 Referência CCNEWS, Rosane Freitas

Foto: Ilustrativa/Divulgação

Mesmo representando a maior parte da população brasileira (54,9%), os negros ainda enfrentam muita desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Segundo dados do Instituto Ethos (2018), os negros são maioria nos contingentes de aprendizes (57,5%) e trainees (58,2%), mas têm participação resumida em quadros de gerência (6,3%) e de executivos (4,7%). Para ajudar a transformar essa realidade, empresas, entidades e sociedade por todo o Brasil se mobilizam, em 20 de novembro, em ações e reflexões sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, e o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. É o Dia da Consciência Negra.

Aqui no Estado, uma empresa com forte atuação na construção de ambientes de trabalho mais ricos em diversidade e inclusivos é a ArcelorMittal Tubarão, que realizará um evento na tarde do dia 20 para marcar a data. A programação será das 14 às 15h30 e transmitida, via videoconferência, para todas as demais unidades do grupo no país. Entre os destaques da agenda está um painel sobre “Conscientização e Reflexão sobre Trajetórias na ArcelorMittal”, com participação de representantes de unidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.

 

Saiba mais

Em junho deste ano, a ArcelorMittal Tubarão lançou o Programa de Diversidade & Inclusão, um evento com abrangência nacional e que envolveu empregados de todas as unidades do Grupo ArcelorMittal no país. A iniciativa contempla quatro pilares estratégicos – Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, LGBTI+ e Diversidade Racial – e inclui campanhas de conscientização realizadas internamente para estimular os empregados a se envolverem no Programa, seja como Voluntários ou como Aliados, por meio de geração de ideias, execução de projetos ou multiplicação do tema em seu perímetro de atuação.