CIDADANIA

Dia de Combate ao Fumo com palestras e grupos de apoio em Serra

Em Serra, aproximadamente 500 pessoas por ano recorrem aos grupos de apoio.

Em 29/08/2017 Referência JCC / Secom-PMS

Nesta terça-feira (29), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para celebrar a data, o município da Serra vai dar orientações e palestras educativas para a população nas unidades de saúde.

Em destaque, a unidade de Bairro de Fátima, onde haverá palestra e realização do teste de Fagerström, que mede o grau de dependência a nicotina.

Em Feu Rosa, além da distribuição de panfletos, haverá ornamentação da unidade de saúde com cartazes e ilustrações sobre o combate ao fumo, além de roda de conversa com especialistas sobre tratamento e prevenção. Serra-Sede segue a mesma programação, com objetivo de alertar os tabagistas de que é possível parar de fumar.

Grupo de Apoio ao Tabagista

No município da Serra, aproximadamente 500 pessoas por ano recorrem aos Grupos de Apoio ao Tabagista. São iniciados quatro grupos por ano, totalizando 24 grupos. Cada um deles é composto por aproximadamente 20 pessoas.

A inscrição pode ser feita na Unidade de Saúde mais próxima do usuário, e o pedido é encaminhado para uma das seis Unidades Regionais onde há o atendimento por meio dos grupos.

O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar. O tratamento também dispõe de medicações específicas para os pacientes inseridos no Grupo de Apoio ao Tabagista, caso necessário, com o intuito de auxiliar no período de adaptação sem o cigarro. Entre os medicamentos estão adesivo de reposição de nicotina, goma de mascar e comprimido para controle de ansiedade. Para a medicação, é feita avaliação clínica e nível do teste de dependência.

(Foto: Divulgação)