SAÚDE

Dia Mundial da Hipertensão alerta sobre os hábitos saudáveis

O tratamento da hipertensão conta com uma variedade de medicamentos anti-hipertensivos.

Em 17/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

Controlar o peso corporal, praticar exercícios físicos e ingerir frutas e verduras são medidas que ajudam a prevenir o aparecimento da doença.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, surge quando a força do sangue contra as artérias (vasos sanguíneos) é muito alta e atrapalha a circulação. O Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, foi criado para alertar a população sobre a importância de se prevenir a doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o controle da pressão arterial reduz o risco de derrame (AVC) em 42% e o de infarto do miocárdio em 15%. 

Ainda segundo a SBC, a condição afeta cerca de 30% da população adulta em todo o mundo e atinge 25% dos brasileiros. Além disso, a hipertensão é o principal fator de risco para a doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmias, demência. É recomendado ficar sempre em alerta já que a condição é essencialmente assintomática. Os sintomas geralmente aparecem quando a pressão aumenta de forma rápida e exagerada, e incluem dores de cabeça, tonturas, manchas na visão, mal-estar, zumbido no ouvido, visão embaçada.

Considerada uma doença multifatorial, ou seja, em que várias causas atuam para seu surgimento, a hipertensão pode ser desencadeada pela ausência de exercícios físicos no dia a dia, tipo de alimentação rica em sal, obesidade, uso de cigarro e excesso na ingestão de bebidas alcoólicas. A cardiologista da Unimed Vitória Rovana Agrizzi explica que o sono desregulado, o uso de anticoncepcionais orais e de esteroides e anabolizantes também são fatores de risco para desenvolvimento da hipertensão arterial.

Cuidado constante

Para o aposentado Getúlio Santos, de 65 anos, conviver com a pressão alta é viver constantemente em vigilância.

“Acordo e tomo um coquetel de remédios todos os dias de manhã, entre eles, dois são para controlar a minha hipertensão. Se eu esquecer de tomar, vou ter consequências. Também não posso comer tudo o que quero sempre, porque quando você entende a seriedade da doença, começa a se cuidar de maneira séria”.

Pessoas que têm parentes que sofrem da condição são mais propensas a ter hipertensão. Os afrodescendentes têm maior risco de complicações da doença. Além disso, o envelhecimento, estresse emocional e um estilo de vida mais agitado aumentam a chance de as pessoas ficarem hipertensas. Os alimentos ultraprocessados, como os enlatados são ricos em sódio, devem ser evitados. 

O tratamento da hipertensão conta com uma grande variedade de medicamentos anti-hipertensivos. A especialista em cardiologia comenta que há opções para toda a população.

“Temos remédios modernos, mais caros e medicações mais acessíveis, tanto no SUS quanto nas farmácias populares, em que a gente consegue controlar a hipertensão arterial. O paciente deve seguir a prescrição e retornar no médico para esse seguimento”.

É possível prevenir o aparecimento da doença ou pelo menos atrasar o período de surgimento com uma dieta saudável, aumentando a ingestão de vegetais como frutas, verduras, legumes, cereais e controlando o peso. Os fatores genéticos não são reversíveis: quem tem pais ou tios hipertensos não consegue modificar essa condição e nem retardar a idade cronológica, isto é, o envelhecimento. O que pode ser feito é atrasar o envelhecimento metabólico controlando a glicose, os valores de colesterol e estando ativo fisicamente. (Por Marcella Andrade/AsImp)

Leia também:

Prefeitura da Serra abre um novo agendamento para vacina
Ministério inclui covid em lista de notificação compulsória
Guarapari realiza vacinação itinerante da Covid para crianças
Mais 2 bairros de Vila Velha recebem vacinação noturna
Covid-19: em 24 horas, país teve 17.355 mil novos casos
Anvisa lança campanha de prevenção à infecção hospitalar
Serra faz mutirão de Saúde neste sábado (14), em São Marcos
Guarapari realiza ação de testagem da Covid neste sábado
Sábado (14) é dia de vacinação sem agendamento na Serra
Covid-19: Brasil tem 21,3 mil casos e 125 mortes em 24 horas

TAGS:
HIPERTENSÃO | TRATAMENTO | VARIEDADES | ESPECIALISTA | HÁBITOS