POLÍTICA NACIONAL

Dilma recebe credenciais de 22 embaixadores.

O Brasil possui relações com todos os países membros da ONU

Em 04/11/2015 Referência JCC

A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira (4) as cartas credenciais de 22 embaixadores, que agora tornam-se aptos para representar oficialmente os seus países no Brasil. A cerimônia, no Palácio do Planalto, fechou o ciclo dos ritos para o cargo. A credencial é uma carta formal enviada por um Chefe de Estado para outro, que concede a acreditação diplomática a um representante.

Os novos embaixadores credenciados representam Luxemburgo, Letônia, Turcomenistão, Indonésia, Argélia, Nova Zelândia, Filipinas, República Dominicana, Costa Rica, Malauí, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Canadá, Sri Lanka, França, Mali, Egito, Sudão, Gabão, Eslovênia e União Europeia.

O Brasil possui relações com todos os países membros da ONU. Há apenas 11 países no mundo que têm relações diplomáticas com todos os 193 membros.

Embaixadas no Brasil

Há 135 embaixadas estrangeiras residentes em Brasília – o que a coloca entre as 15 cidades do mundo com maior número de representações diplomáticas residentes. Há, além disso, 43 organizações internacionais e 55 embaixadas não residentes – ou seja, que têm relações diplomáticas com o Brasil mas não possuem sede física no País.

De 2003 ao fim de 2014 foram instaladas 39 novas embaixadas residentes em Brasília. Duas delas, da Mongólia e do Bareine, instalaram-se no ano passado.

Fonte: Blog do Planalto