POLÍTICA NACIONAL

Dilma visitará área atingida por tornado em Santa Catarina.

Xanxerê teve estado de calamidade pública decretado.

Em 24/04/2015 Referência JCC

A presidenta Dilma Rousseff deve visitar as cidades catarinenses de Ponte Serrada e Xanxerê, atingidas por um tornado na última segunda-feira (20). A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, após reunião com a presidenta nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto.

“A presidenta está agendado uma ida. Nós estamos avaliando qual será a melhor data e ela já disse que irá, só não marcou o dia ainda. Estamos construindo essa agenda e esperamos que até amanhã nós tenhamos os primeiros levantamentos para a presidenta”, disse o ministro.

Desabrigados

O tornado na região deixou famílias desabrigadas, por isso o ministro levantou a possibilidade de recuperar ou reconstruir as moradias atingidas por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

“Está sendo feito um levantamento de todas as moradias e imóveis comerciais atingidos para que haja um levantamento da necessidade de recuperação desses imóveis ou reconstrução das moradias por meio do Minha Casa Minha Vida. Estamos aguardando o material para que o Ministério da Integração possa reconhecer os danos, avaliar os valores que serão investidos para que a gente possa fazer o apoio do governo federal, junto com o governo do estado”, disse Occhi.

Segundo o ministro, todas as famílias atingidas já foram socorridas pelo governo de Santa Catarina e receberam do exército kits humanitários com cesta básica, agua potável, produtos de limpeza e higiene, colchões, lençóis e travesseiros.

Benefícios do INSS serão antecipados a moradores

Portaria do Ministério da Previdência Social publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União autoriza o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a antecipar o pagamento de benefícios aos moradores de Xanxerê. De acordo com o texto, a antecipação do pagamento foi possível após a publicação do decreto de calamidade pública na cidade catarinense em razão dos estragos provocados pelo tornado.

O último balanço da Defesa Civil em Santa Catarina mostra que cerca de 800 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos do tornado e pelos vendavais no oeste do estado. Em Xanxerê, 2,1 mil estão desalojados e 186, desabrigados.

Ao todo, 3.944 residências foram atingidas no município. O governo local registrou ainda danos em dez edificações públicas, incluindo escolas. Uma ponte também foi destruída. Dos 100 feridos, três tiveram que passar por amputações, e duas mortes foram registradas após a passagem do tornado.

Fonte: Blog do Planalto com informações da Agência Brasil